Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Crianças refugiadas em centros de detenção no Reino Unido

Várias organizações de apoio a refugiados expressaram a sua revolta pela forma como decorreu a chegada de crianças refugiadas ao Reino Unido, em resultado do desmantelamento do campo de Calais.
De acordo com as denúncias dos últimos dias, muitas crianças, em lugar de serem encaminhadas para as respectivas famílias, têm sido encaminhadas para centros de detenção, próximos do Aeroporto de Gatwick. Uma situação que viola dos seus direitos mais básicos, ofende a sua dignidade e compromete a sua segurança. Existem relatos de inspecções dentárias para avaliação da idade das crianças, entre outras situações igualmente chocantes e indignas.
Algumas organizações qualificam de “desesperados” os pedidos que estão a ser feitos para pôr cobro a estas situações e permitir o reagrupamento familiar imediato destas crianças.

Em face da gravidade dos relatos, solicito à Comissão Europeia informação urgente sobre que medidas tomou ou pensa tomar para ajudar a por cobro a esta situação e permitir que as crianças possam ser rapidamente encaminhadas para junto das respectivas famílias.

• União Europeia
  • Perguntas