Intervenção de

Apoio às vítimas da catástrofe em El Salvador

A recente tragédia provocada pelo furacão Ida na sua passagem por El Salvador, entre 6 e 8 de Novembro, incluiu cerca de 200 pessoas mortas e pelo menos 18 desaparecidos, cerca de 15 000 desalojados, 80 escolas danificadas, destruição das colheitas agrícolas e de infra-estruturas essenciais, como estradas, rede eléctrica, serviços de abastecimento de água, comunicações e equipamentos de saúde.

Ora, sendo El Salvador um dos países com maiores dificuldades económicas e sociais da América Central, impõe-se que haja um apoio extraordinário por parte da União Europeia para fazer frente à calamidade social provocada por esta catástrofe natural.

O seu governo calcula serem necessários mais de mil milhões de euros para enfrentar tais prejuízos e pôr em prática um plano de reconstrução e mitigação de riscos dada a vulnerabilidade do país perante estas catástrofes naturais. Por isso, solicitam a disponibilização de fundos extraordinários e a reorientação de fundos disponíveis da União Europeia para a situação de emergência e para iniciar o plano de reconstrução e redução de riscos.

Assim, aqui fica este nosso apelo, solicitando-lhe, Senhor Presidente, que o faça chegar à Comissão e ao Conselho.

  • Soberania, Política Externa e Defesa
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu