Intervenção de

Acção do Governo em matéria de educação -Intervenção de Luísa Mesquita na AR

Acção do Governo em matéria de educação

Sr. Presidente,
Sr. Deputado Bravo Nico,

Ovi atentamente a sua intervenção, tranquila, considerando que a qualificação profissional deve ser uma aposta do seu Governo e que a participação nessa qualificação profissional por parte das empresas, permitindo e viabilizando um conjunto de estágios, é importante.

O Sr. Deputado referiu o projecto de Vila Franca de Xira. Não imagina, Sr. Deputado, os anos que os professores da escola secundária de Vila Franca de Xira lutaram contra os governos do PS e do PSD/CDS-PP para conseguirem convencê-los da importância que os protocolos com a Alemanha, exactamente na área profissional que referiu, eram importantes para os formandos, para os formadores e para o desenvolvimento do País.

Finalmente o Sr. Deputado vem aqui dizer que o protocolo foi celebrado. Mas demorou anos!…

Como dizia na comunicação social um ilustre professor da nossa praça, depois de tudo o que os diferentes governos têm feito aos professores, particularmente nos últimos 10 anos, e sobretudo nos sete anos de governação do PS, os que ficam no sistema são heróis.

Heróis e heroínas que continuam a dar as suas aulas apesar de todas as malfeitorias que o Governo do PS lhes tem feito.

Sr. Deputado, esta manhã, em comissão, coloquei uma pergunta à Sr.ª Ministra da Educação, à qual não teve tempo de dar resposta, porque a Deputada do PCP lhe colocou muitas questões. Mas talvez V. Ex.ª saiba a resposta.

Sr. Deputado, com a importância da qualificação dos portugueses, de diversificar as formações no ensino secundário e de apostar no ensino profissional e tecnológico, como é que entende o facto de os jovens que frequentam o ensino tecnológico, em áreas tão importantes como são as da Informática e da Engenharia, estarem impedidos de prosseguirem os estudos por a sua formação ser na área da Matemática, da Física e da Química B e as universidades e os institutos politécnicos exigirem formação nas áreas da Química e da Matemática A? Considera que isto é mobilizador da qualificação e formação profissional?

Considera que isto é mobilizador do ensino tecnológico?

Sr. Deputado, quanto a isto gostaria de não obter o silêncio que tive da Sr.ª Ministra hoje de manhã.

Por outro lado, o Sr. Deputado está preocupado, e bem — e não são muitos os Deputados do PS que o estão —, com as taxas de desemprego e de não qualificação, com os níveis de abandono e de insucesso nos ensinos secundário e superior, mas naturalmente, até porque sei que é um homem sério, estará de acordo comigo em que o abandono e o insucesso escolares e as baixas taxas de qualificação são o resultado das más medidas dos diferentes governos e não dos docentes.

Sr. Deputado, levanto uma última questão. Não o preocupa que milhares e milhares de professores qualificados também estejam no desemprego? Que milhares e milhares de jovens qualificados para o ensino superior estejam também desempregados?

Sr. Deputado, gostaria que reflectisse sobre aqueles qualificados que, efectivamente, não têm direito ao trabalho.

 

  • Educação e Ciência
  • Assembleia da República
  • Intervenções