Intervenção de Jessica Pereira, Membro da DOR de Setúbal , Encontro Nacional do PCP sobre eleições e a acção do Partido

Viver melhor na nossa Terra, um experiência a prosseguir na batalha eleitoral

Camaradas,

O desenvolvimento da luta de massas, na defesa de direitos, do progresso das nossas terras, dos concelhos e do país, é um importante caminho de luta por uma política patriótica e de esquerda. É imperativo aprofundar a ligação aos trabalhadores e às populações, a todos os que sofrem com o agravamento da exploração.

A luta organizada ganha força imediata quando trata dos problemas concretos do dia-a-dia. Urge por isso analisar as situações concretas e dar-lhes forma de luta. Foi o que materializámos no Barreiro, com a campanha Viver Melhor na Nossa Terra. Tomámos iniciativa, organizámos e transformámos em acção os problemas da população, como a exigência de construção de infra-estruturas essenciais: a Ponte Barreiro-Chelas, o Metro até ao Barreiro, a Ponte Barreiro-Seixal, entre outros.

Ao nível das freguesias, desenvolvemos acções pela reabertura da Extensão de Saúde de Coina, com acções de rua, comunicados produzidos, um abaixo-assinado, uma tribuna pública. Reivindicámos e lutámos pelo Serviço Nacional de Saúde. Intervimos junto dos movimentos de utentes, organizando recentemente uma concentração junto Hospital do Barreiro e uma tribuna em defesa do SNS no Mercado do Levante. E a 20 de Janeiro, estaremos novamente na rua com os utentes, num abraço ao Hospital.

Batemo-nos pelo fim da privatização de serviço municipal de recolha do lixo, concretizada pela maioria PS na Câmara. Expusemos os ataques sucessivos do PS aos trabalhadores da autarquia.

Por todo o concelho, o Partido organizado discutiu e mapeou os problemas das populações, produziu documentos específicos para cada situação, foi à conversa,  com múltiplas iniciativas de contacto, sessões de esclarecimento, apontou soluções e interveio. Fomos aos bairros, aos serviços públicos, às empresas, às escolas e universidade, aos transportes, ao movimento associativo e ao comércio local.

Camaradas,

Um Partido centenário não cai na armadilha das inevitabilidades. Nas batalhas eleitorais que temos à porta vamos aproveitar para intensificar as acções de contacto bairro-a-bairro, porta-a-porta, em cada café. É nossa determinação ir ao esclarecimento, afirmando que um voto na CDU é o voto que conta para os trabalhadores, para as populações. No Barreiro estamos a alargar a nossa intervenção, planificando, multiplicando os contactos, envolvendo militantes e independentes, indo ao concreto, rua-a-rua, com o objectivo de realizar pelo menos 100 acções de contacto até 10 de Março com o mote: “estamos aqui para o convencer a votar na CDU”.

É a nossa resposta com/e junto das massas que permite avançar na luta, reforçar o Partido, e também reforçar posições na Assembleia da República, esse objectivo imediato. Está nas nossas mãos, através da nossa unidade e acção, transformarmos o mundo. E para já, temos de multiplicar as muitas mil conversas que precisamos fazer: “estamos aqui para  te convencer a votar CDU”. Camaradas,  nenhuma televisão fará isto por nós.

Ao trabalho!

Viva o PCP!