Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

Solidariedade com os trabalhadores da Alstom<br />Nota de Imprensa dos deputados do PCP ao PE

O Grupo parlamentar da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL), do qual os deputados do PCP são membros, promoveu, hoje, no Parlamento Europeu, um encontro entre trabalhadores da empresa Alstom, de diversos países da União Europeia, incluindo um representante dos trabalhadores da empresa em Portugal e membro do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas do Sul. O objectivo deste encontro foi proporcionar uma troca de experiências e a análise da situação em cada país. A empresa Alstom, dedicada à produção de materiais para centrais eléctricas, hídricas e nucleares, tem, consecutivamente, vindo a reduzir o número de trabalhadores em Portugal. Relembramos que há 10 anos existiam 3 fábricas a laborar: a Mague-Alverca, Hidro-Sorefame, na Amadora e a Mague-Setúbal empregando cerca de 2000 trabalhadores, fábricas essas que foram adquiridas, em primeiro lugar, pela multinacional ABB e, posteriormente, pela Alstom. Actualmente, mantém-se apenas uma fábrica em laboração, a de Setúbal, com cerca de 300 trabalhadores. Trata-se de mais um exemplo de concentração de capital e da concorrência desmedida que promove o desmantelamento de importantes sectores produtivos nacionais e a sua deslocalização para países terceiros. As consequências são claras: aumento do desemprego e ataque ao emprego com qualidade e com direitos. No encontro, os deputados do PCP prestaram a sua solidariedade com os trabalhadores, em defesa da capacidade produtiva nacional, do emprego e dos direitos dos trabalhadores, comprometendo-se a continuar a trabalhar com o Grupo na apresentação de propostas que salvaguardem a produção industrial e reforcem os direitos dos trabalhadores dos Comités de Empresa Europeus.

• Trabalhadores
  • Notas de Imprensa