Os deputados do PCP no PE condenam firmemente a tentativa de golpe de estado no Equador e a tentativa de travar o processo de mudanças democráticas em curso no país.
Saúdam a libertação do presidente Rafael Correa e a pronta reacção do povo equatoriano ao enfrentar corajosamente os golpistas armados. Saúdam as forças progressistas e democráticas desse país e a solidariedade imediata de vários governos, nomeadamente os da ALBA, mas também da UNASUR, em defesa da legalidade democrática.
Os deputados do PCP no PE valorizam o processo de "Revolução Cidadã" e a sua importância para o Equador e para toda a região da América Latina.
E alertam para a reacção da oligarquia e das forças mais retrógradas de toda a região encorajados pelo golpe de estado das Honduras, dando continuidade às tentativas do imperialismo de travar e fazer reverter os processos de emancipação e cooperação entre os povos da América Latina.
Os deputados do PCP ao PE lamentam a ambiguidade da declaração da Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Catherine Ashton, e exigem da UE uma clara condenação da tentativa de golpe de estado contra o governo equatoriano legitimamente eleito e contra a ordem constitucional do país.