Declaração de Edgar Silva, Responsável da Organização do PCP na Região Autónoma da Madeira

Sobre os resultados das Eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira

Lamento eventualmente desiludir algumas pessoas que pressagiavam o fim da CDU, o desaparecimento da CDU do plano parlamentar, de eventualmente alguma sensibilidade, alguma alma mais vulnerável poderá ficar um pouco perturbada por este resultado. Mas a verdade é que não só a CDU conseguiu garantir o aumento de votos comparativamente à quatro anos, portanto, houve um crescimento da massa eleitoral em 50% dos votos expressos como a percentagem eleitoral teve uma progressão de 1,8 pontos percentuais.

Estando a CDU a caminho do segundo deputado. Agora, o PSD /CDS perdeu a maioria absoluta. Temos aqui um quadro político que se calhar surpreendente para muito boa gente. E este reparo tem a ver com o facto de, então durante esta semana, uma série de jornalistas, sobretudo aqueles que não da Madeira, todos os dias a única coisa que queriam saber era “como é que era, porque a CDU ia desaparecer” com pena, claro, preocupados que estavam com o nosso futuro.

E eis que lamentamos informar que não vai ser possível.

O resultado hoje obtido pela CDU, com o reforço a sua votação e confirmação da sua representação parlamentar desmente sondagens, presságios menorizadores, garantindo a continuidade da intervenção parlamentar, que é tão mais importante quanto obtido num quadro de uma intensa instrumentalização de factos, de falsificação posicionamentos visando alimentar preconceitos (muitos dos preconceitos anticomunistas), e reduzir o espaço de crescimento que a sua reconhecida intervenção em defesa dos trabalhadores e do povo, que os seus adversários sabia ser razão de apoio e aproximação à CDU. Uma operação, uma operação muito poderosa que mobilizou meios de comunicação social e uma ação subterrânea, por vezes difamatória, promovida não apenas por sectores mais reacionários, mas também por outros que viam na CDU e no seu percurso de intervenção factor de polarização da confiança e de um crescente número de potenciais eleitores.

Por isso, o resultado positivo da CDU é sobretudo expressão do reconhecido do valor da intervenção em defesa dos trabalhadores e do povo, quer no Parlamento regional, quer nas muitas lutas das empresas, desde as empresas, às localidades, uma intervenção que se sobrepôs às campanhas de menorização da CDU e da confiança que conquistou com o seu trabalho.