Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Situação no mundo Árabe, Norte de África, Síria e Iémen

Falamos neste debate de uma região martirizada ao longo dos anos por sucessivas agressões, ocupações estrangeiras e manobras de ingerência de grandes potências.

Uma região à qual a guerra, desgraçadamente, volta a trazer a destruição e a fazer vítimas entre as populações.

Por isso aqui denunciamos, uma vez mais, a intolerável agressão à Líbia e ao seu povo, os repugnantes crimes que estão a ser cometidos neste país. Porque disso se trata efectivamente, por mais que se invoque o cínico pretexto da "protecção de civis".

Reiteramos aqui o nosso compromisso de sempre com a defesa da liberdade e da democracia. Um compromisso também pela defesa da solução pacífica dos conflitos e pelo princípio da não ingerência; pelo respeito pela soberania dos povos e pela independência e integridade territorial dos Estados.

Um compromisso que reclama a retirada imediata de todas as tropas estrangeiras estacionadas na região do Norte de África e Médio Oriente, o fim imediato dos bombardeamentos à Líbia, bem como de todas as acções militares da NATO e seus aliados.

Reiteramos também a nossa solidariedade com o povo palestiniano e a sua luta pela construção de um Estado independente e soberano, com Jerusalém leste como capital.

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu
  • Líbia