Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Situação dos romanichéis na União Europeia<br />Declaração de Voto de Ilda Figueiredo

Votámos favoravelmente esta Resolução Comum, para a qual também contribuímos, por considerarmos ser urgente eliminar as tendências persistentes e violentas de racismo e discriminação racial dos romanichéis, conscientes de que qualquer forma de impunidade para ataques racistas, agressões físicas por grupos extremistas, expulsões ilegais e intervenção policial motivados por ódio aos ciganos e "romafobia", contribui para o enfraquecimento da democracia, tende a incentivar a recorrência de tais crimes e exige uma acção resoluta para a sua erradicação. O dia 8 de Abril foi proclamado Dia Internacional dos Romanichéis e é considerando o dia anual da sua celebração, sendo uma oportunidade para aumentar a sensibilização sobre a dimensão da sua exclusão social. Consideramos importante que, mais uma vez, se condene firmemente todas as formas de discriminação, incluindo aquelas de que são alvo os romanichéis. Esperamos que sejam reconhecidos plenamente os seus direitos, em todos os Estados-Membros e que estes adoptem as medidas necessárias para combater as imagens negativas que incitam à discriminação, ao ódio e ao racismo relativamente aos ciganos e à "romafobia" sob todas as formas, seja a nível local, regional, nacional ou europeu.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Declarações de Voto