Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Sensibilização para a endometriose

A endometriose afecta aproximadamente uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva.

É considerada uma doença crónica que, na maioria dos casos, não tem cura e pode apenas sercontrolada. Porque afecta a saúde mental e física, quem sofre de endometriose necessita de ter acesso a tratamentos como medicação, fisioterapia, nutrição adequada ou psicoterapia, entre outros.

É essencial mais investimento nos serviços públicos de saúde e também melhor formação dos profissionais de saúde, no que concerne a esta doença. É também importante caracterizar a situação nos vários Estados-Membros relativamente à sensibilização da população para a endometriose bem
como promover uma maior consciencialização social.

É imprescindível que os Estados-Membros adoptem medidas, quer informativas e de sensibilização, quer de acesso a consultas e meios complementares de diagnóstico, que garantam o diagnóstico precoce da endometriose.

Pergunto:
Conhece iniciativas promovidas pelos diferentes EM para a sensibilização para a endometriose?

Que apoios existem a nível da UE para incentivar políticas activas que promovam sensibilização para um diagnóstico precoce de forma a que as pacientes recebam atempadamente o tratamento mais adequado à sua situação, evitando desta forma a progressão da doença a formas mais graves?

Que avaliação faz da condicionalidade inscrita nas políticas da UE nas restrições ao investimento nos serviços públicos de saúde?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu