Voto de Saudação N.º 274/XV/1.ª

Saudação à Seleção Nacional Feminina de Futebol, pelo apuramento para o Campeonato do Mundo

No passado dia 22 de fevereiro a seleção feminina de futebol triunfou por 2-1 frente aos Camarões, garantindo assim a presença, pela primeira vez, na fase final de um Campeonato do Mundo.

Esta é uma vitória histórica para Portugal e para o desporto nacional, é o resultado de um árduo trabalho destas jogadoras e da respetiva equipa técnica.

Num sector marcado por grandes diferenças nas condições de participação das mulheres em relação aos homens, por grandes dificuldades das mulheres no acesso ao desporto profissional e competitivo, este triunfo deverá ser devidamente valorizado pelo resultado em si, mas também pelo significado que tem na valorização do futebol e das restantes modalidades praticadas por mulheres e na necessidade de se continuar a apostar neste caminho.

Assim, a Assembleia da República, reunida em Plenário, saúda a Seleção Feminina de Futebol, pelo apuramento para o Campeonato do Mundo, felicitando as suas atletas e respetiva equipa técnica e a Federação Portuguesa de Futebol, enaltecendo e valorizando todo o trabalho desenvolvido.

• Votos
  • Futebol