Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Relatório de acompanhamento de 2010 relativo à Croácia

Sobre este relatório, é importante assinalar que a maioria dos deputados do PE não está contente com o facto de, segundo o Eurobarómetro, a maioria da população croata considerar que a adesão do seu país à UE "não os beneficiaria". E que fazer para contrariar essa ideia? A resposta, como sempre, é aumentar a propaganda, procurando manipular a realidade do que é a UE.

Volta-se a insistir sobre a estafada cartilha neoliberal da redução da intervenção do estado na economia, a criação de um mercado aberto e competitivo, destruindo serviços públicos, alterando as relações de trabalho a favor do capital, sobre o pretexto da sua "rigidez", prescindindo da soberania e de um projecto autónomo de desenvolvimento para a Croácia;

Por último, o relatório deixa bem claro a quem serviu a agressão da NATO e o desmantelamento da Jugoslávia. A Croácia, pela sua localização privilegiada, é um corredor de transporte muito importante para os mercados de exportação e importação do Oriente e Extremo Oriente. Fica claro que a adesão à UE não é para promover o direito ao desenvolvimento da Croácia e do seu povo, mas sobretudo para beneficiar as grandes potências e os seus grupos económicos.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu