Pergunta ao Governo N.º 1675/XI/2

Redução de médicos nas Urgências do Hospital de Guimarães / Centro Hospitalar do Alto Ave

No quadro de um plano de contenção da despesa, a Administração do Centro Hospitalar do Alto Ave terá decidido reduzir em 25% o número de médicos, no período nocturno, dos Serviços de Urgência do Hospital de Guimarães, com o objectivo de poupar, no total dois milhões de euros e 150 mil euros nos Recursos Humanos, onde se inclui o referido corte de um médico em quatro.
São conhecidos os problemas e deficiências verificados nos últimos anos nos atendimentos do referido Serviço de Urgência, em particular em períodos de Inverno, com o crescente afluxo de utentes. É, alias, estranha a argumentação dos responsáveis, ao justificarem um corte de 25% nos médicos com base numa redução «de 2,4% dos atendimentos na Urgência Geral». (Jornal de Notícias de 20 de Dezembro de 2010).
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio da Ministra da Saúde me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Que avaliação faz a Ministra da Saúde da decisão tomada pela Administração do Centro Hospitalar do Alto Ave de redução do número de médicos nos Serviços de Urgência? É tal decisão compatível com os esclarecimentos e informações que, ao longo dos últimos anos, foram dados ao Grupo Parlamentar do PCP sobre os problemas decorrentes da falta de médicos naquele serviço?

• Saúde
  • Perguntas ao Governo