Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Reabilitação da linha de Sintra e intervenção no apeadeiro Algueirão-Mem Martins

Num contacto com os utentes da linha de Sintra, no apeadeiro Algueirão-Mem Martins, e fazendo o percurso de comboio até ao Rossio, registei queixas diversificadas. A começar pelo facto de esta estação em particular ter sido a única na linha de Sintra que não foi intervencionada, apesar de servir
a maior freguesia do país em termos populacionais. Os utentes não têm abrigos suficientes nas plataformas que os protejam das intempéries, as casas de banho não estão acessíveis, entre outros.
Por outro lado esta linha, uma das linhas urbanas com maior utilização, tem conhecido nos últimos anos, supressões de horários quer nas horas de ponta, quer nos restantes horários e fins de semana, condicionando e muito a utilização da ferrovia na ligação a Lisboa e outros eixos ferroviários
e plataformas rodoviárias da região. Os comboios são insuficientes fora da hora de ponta, e nestas os utentes são confrontados com comboios sobrelotados.
Pergunto à Comissão Europeia:
Que verbas foram - e nesse caso que nível de execução - ou poderão ser mobilizados para intervenção na linha de Sintra com vista à sua modernização e valorização infraestrutural, bem como de operação, pela aquisição de material circulante para reforçar o serviço?

Que verbas podem ser mobilizadas para a requalificação do apeadeiro Algueirão-Mem Martins?

Apresentação: 13.6.2023

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