Primeiros Candidatos da CDU às Eleições para a Assembleia da República de 2015

Ver mais em www.cdu.pt

Círculo Eleitoral de Lisboa

Jerónimo Carvalho de Sousa
Operário metalúrgico. 68 anos.
Foi membro da Direcção do Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa em 1973/1974. Foi coordenador da Comissão Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Região de Lisboa. Foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República entre 1976 e 1993. Foi Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PCP. Foi candidato à Presidência da República. É deputado à Assembleia da República desde 2002. É Secretário-geral do PCP.

Círculo Eleitoral dos Açores

Aníbal da Conceição Pires
Professor. 58 anos.
Exerceu diversos cargos como dirigente associativo desportivo. Foi fundador, dirigente e colaborador de diversas ONG’s no campo das migrações e relações interculturais. É deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. É coordenador da Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP desde 2005.

Círculo Eleitoral de Aveiro

Miguel Lopes Batista Viegas
Professor universitário, 45 anos.
É membro da Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP, deputado ao Parlamento Europeu, docente, desde 2008, no Departamento de Economia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro e dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro. Exerceu a profissão de médico veterinário entre 1993 e 2011 no sector agropecuário. Foi eleito na Assembleia Municipal de Ovar.

Círculo Eleitoral de Beja

João Augusto Espadeiro Ramos
Enfermeiro, 42 anos.
É membro da Direcção da Organização Regional de Beja do PCP e deputado à Assembleia da República, eleito pelo distrito de Beja, desde 2010. Foi vereador na Câmara Municipal de Moura, eleito na Assembleia de Freguesia de Santo Amador e membro da Assembleia Municipal de Moura. Integrou a Assembleia Intermunicipal da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

Círculo Eleitoral de Braga

Carla Maria da Costa e Cruz
Psicóloga. 43 anos.
Trabalhou como psicóloga na área da Acção Social e na Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral do Núcleo Regional de Braga. Foi docente do Ensino Superior entre 2001 e 2009. É eleita na Assembleia Municipal de Braga. É deputada à Assembleia da República, eleita pelo distrito de Braga. É membro da Comissão Concelhia de Braga e da Direcção da Organização Regional de Braga do PCP.

Círculo Eleitoral de Bragança

Jorge Humberto Correia Fernandes
Gestor, 49 anos.
É membro da Direcção da Organização Regional de Bragança do PCP. Foi mandatário distrital da CDU nas Eleições ao Parlamento Europeu em 2014, membro da Direcção da Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança e membro do executivo da Associação Distrital dos Agricultores de Bragança.

Círculo Eleitoral de Castelo Branco

Mónica Manuela Cristina Cerqueira Ramôa
Professora, 48 anos.
É membro da Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP, eleita à Assembleia Municipal da Covilhã, membro do Movimento Democrático de Mulheres e dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro.

Círculo Eleitoral de Coimbra

Manuel Vaz Pires da Rocha
Professor/músico, 53 anos.
É membro da Comissão Concelhia de Coimbra do PCP, eleito na Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e membro da Assembleia Municipal de Coimbra, dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro e Director do Conservatório de Música de Coimbra. Foi membro do Ateneu de Coimbra e integrou as comissões para a reforma do Ensino Artístico Especializado.

Círculo Eleitoral de Évora

João Guilherme Rosa Ramos de Oliveira
Advogado, 35 anos.
É membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, presidente do Grupo Parlamentar do PCP e deputado à Assembleia da República, eleito pelo distrito de Évora, desde 2007. Foi membro da Direcção Central do Ensino Superior da JCP, da Direcção da Associação de Estudantes da Escola Secundária Severim de Faria, da Direcção do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra, da Direcção-geral da Associação Académica de Coimbra e do Senado da Universidade de Coimbra.

Círculo Eleitoral de Faro

Paulo Miguel de Barros Pacheco Seara de
Professor Universitário, 49 anos.
É membro da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP, deputado à Assembleia da República, eleito pelo distrito de Faro, desde 2011, eleito na Assembleia Municipal de Faro, docente, desde 1993, na Universidade do Algarve e co-fundador do Centro de Ciência Viva do Algarve.

Círculo Eleitoral da Guarda

Luís Miguel da Silva Simões Luís
Arqueólogo, 43 anos.
É membro da Direcção da Organização Regional da Guarda do PCP, investigador e divulgador da arte rupestre do Parque Arqueológico do Vale do Côa. Foi eleito na Assembleia de Representantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra entre 1990 e 1994.

Círculo Eleitoral de Leiria

Ana Rita Carvalhais da Silva
Professora, 61 anos.
É Membro da Direcção e da Comissão Executiva do Sindicato dos Professores da Região Centro. Coordenadora do Sindicato dos Professores da Região Centro no distrito de Leiria e membro do Conselho Nacional da FENPROF. É membro do Conselho Nacional da CGTP-IN e coordenadora da União dos Sindicatos do Distrito de Leiria. É membro da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP.

Círculo Eleitoral da Madeira

Ricardo Nóbrega Lume
Estivador, 31 anos.
Foi dirigente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Francisco Franco do Funchal, entre 2001 e 2003. É dirigente associativo. É eleito na Assembleia de Freguesia de Santo António. É membro do Comité Central do PCP.

Círculo Eleitoral de Portalegre

Maria Manuela dos Santos Ferreira Cunha
Animadora Cultural. 58 anos.
Participou activamente no Movimento Estudantil e no Movimento Anti-Nuclear em França nos anos 70 e posteriormente nas lutas ecologistas em Portugal. Foi representante do Partido Ecologista “Os Verdes” na Comissão Nacional de Eleições. Foi vereadora na Câmara Municipal de Almeirim, eleita pela CDU, entre 2001 e 2009. É membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva do Partido Ecologista “Os Verdes”.

Círculo Eleitoral do Porto

Artur Jorge da Silva Machado
Jurista, 39 anos.
É membro da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP e deputado à Assembleia da República, eleito pelo distrito do Porto, desde 2005. Foi membro da Direcção Nacional e da Direcção Regional do Porto da JCP e candidato à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Círculo Eleitoral de Santarém

António Filipe Gaião Rodrigues
Professor Universitário, 52 anos.
Foi dirigente da JCP entre 1985 e 1995. Foi membro da Assembleia Municipal da Amadora entre 1993 e 2001 e é membro da Assembleia Municipal de Sintra. É deputado na Assembleia da República desde 1989 e deputado eleito pelo distrito de Santarém desde 2009. É vice-presidente da Assembleia da República. É vice-presidente do Grupo Parlamentar do PCP. É membro do Comité Central do PCP.

Círculo Eleitoral de Setúbal

Francisco José de Almeida Lopes
Electricista. 59 anos.
Participou nas actividades do Movimento Democrático e integrou a União dos Estudantes Comunistas em 1973. Fez parte da Célula da Applied Magnetics e foi membro da Comissão de Trabalhadores da empresa. Participou na acção sindical no âmbito do Sindicato dos Electricistas do Distrito de Lisboa. Foi responsável pela Organização Regional de Setúbal do PCP. Foi candidato à Presidência da República. É deputado à Assembleia da República, eleito pelo distrito de Setúbal, desde 2005. É membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central do PCP.

Círculo Eleitoral de Viana do Castelo

Maria Ilda da Costa Figueiredo
Economista, 66 anos.
Foi deputada à Assembleia da República entre 1979 e 1991 e deputada ao Parlamento Europeu entre 1999 e 2012. É Presidente da Direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação. É vereadora na Câmara Municipal de Viana do Castelo. É membro do Comité Central do PCP.

Círculo Eleitoral de Vila Real

Júlia Violante de Carvalho Ribeiro Correia
Professora, 59 anos.
É membro da Direcção da Organização Regional de Vila Real do PCP e dirigente da União de Sindicatos de Vila Real.

Círculo Eleitoral de Viseu

Francisco Manuel de Almeida
Professor, 56 anos.
Porta-voz da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25, A24 e A23 e dinamizador do movimento “Pela Criação da Universidade Pública de Viseu”. Coordenador do Sindicato dos Professores da Região Centro no distrito de Viseu e membro do Conselho Nacional e do Secretariado Nacional da FENPROF. É membro da Direcção da União dos Sindicatos de Viseu (CGTP). É membro da Direcção da Organização Regional de Viseu do PCP.

Círculo Eleitoral da Europa

Maria Teresa Nóbrega Duarte Soares
Professora. 60 anos.
Foi Professora de Português Língua Estrangeira na Universidade de Braunschweig. É Professora de Português do 2º Ciclo, na Alemanha. É membro do Organismo de Direcção do PCP, na Alemanha.

Círculo Eleitoral Fora da Europa

Maria Helena Oliveira Cunha
Historiadora – Documentalista. 65 anos.
Exerce actividade profissional como documentalista da Ordem dos Advogados de Angola. É membro da Associação 25 de Abril de Luanda, Angola. É membro do PCP.

• CDU Legislativas 2015
  • Central