Voto de Pesar N.º 309/XV/1.ª

Pesar pelo falecimento de José Duarte

José Duarte, um dos maiores divulgadores do jazz em Portugal, faleceu em Lisboa, no dia 30 de março de 2023, com 84 anos de idade.

Nascido em Lisboa em 1938, José Duarte foi fundador do Clube Universitário de Jazz de Lisboa, em 1958, ano em que iniciou na Rádio Universidade o programa Jazz Esse Desconhecido.

Em 1966 iniciou o programa Cinco Minutos de Jazz, na Rádio Renascença até 1995, na Rádio Comercial entre 1984 e 1993 e na Antena Um desde 1993 até ao fim da sua vida. Realizou ou participou ainda nos programas de rádio “Pão com Manteiga”, “à Volta da Meia-Noite” e “Abandajazz” na Rádio Comercial, “A menina dança?” na Antena Um e “Jazz com brancas” na Antena Dois. Em televisão, protagonizou os programas “Outras Músicas” e “Jazz a Preto e Branco” na RTP.

Autor de diversos livros sobre Jazz, de múltiplas conferências e das biodiscografias dos músicos portugueses no New Grove Dictionary of Jazz, professor auxiliar convidado da Universidade de Aveiro e do respetivo Centro de Estudos de Jazz e editor do site www.jazzportugal.ua.pt, José Duarte foi galardoado em 2004 com a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura, em 2005 com a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores, em 2008 com a Medalha Municipal de Mérito-Ouro da Câmara Municipal de Lisboa e em 10 de junho de 2009 foi condecorado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem de Mérito.

Consciente da importância da música na luta pela liberdade, José Duarte, enquanto homem de cultura, foi um combatente contra o obscurantismo imposto pela ditadura fascista e foi, em democracia, um cidadão empenhado na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Reunida em plenário em 6 de abril de 2023, a Assembleia da República expressa o seu profundo pesar pelo falecimento de José Duarte e apresenta sentidas condolências aos seus familiares.