Intervenção de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Pela libertação imediata de Julian Assange!

Sra. Presidente,

Começo por saudar John Shipton, pai de Julian Assange, presente nas galerias, que fez questão de acompanhar este debate, e através de quem saúdo o seu filho.

Importaria, face à decisão quanto ao pedido de extradição para os EUA que terá lugar nos próximos dias, que as instituições da UE quebrassem o silêncio e se somassem aos apelos à não extradição e libertação, como protagonizados, por vários governos, pelo relator especial sobre tortura da ONU ou do Comissário para os Direitos Humanos do Conselho da Europa, entre muito milhares de outros.

Estamos perante o risco real para a integridade física e vida de Assange e uma séria e inaceitável ameaça ao pluralismo, à liberdade.

É hora de pôr fim a esse silêncio que não deixa de ser um espelho da hipocrisia com que abordam a liberdade de expressão e livre prática do jornalismo, que fica na gaveta quando se trata de divulgar crimes de guerra, como no caso de Julian Assange.

Impõe-se a libertação imediata de Julian Assange!

• União Europeia
  • Intervenções