Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

PCP solidário com Cuba

O Partido Comunista Português expressa a sua resoluta solidariedade com Cuba, o povo cubano, o seu Governo e a sua Revolução, que são alvo da inaceitável e criminosa política de ingerência, desestabilização e bloqueio do imperialismo norte-americano.

Cuba enfrenta uma situação económica exigente e complexa, e as suas difíceis consequências, que é inseparável de mais de seis décadas de imposição de um bloqueio económico, comercial e financeiro por parte dos EUA, cuja aplicação foi severamente agravada durante o período da pandemia.

As nefastas consequências económicas e sociais deste cruel, criminoso e ilegal bloqueio são persistentemente denunciadas pela firme postura de verdade e iniciativa das autoridades cubanas e em sucessivas resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas que instam ao fim do bloqueio e que foram adoptadas pela quase totalidade dos seus países membros.

A cínica tentativa de instrumentalização por parte da Administração dos EUA, incluindo pela sua Embaixada em Havana, de expressões de compreensível descontentamento no passado dia 17 de Março – e que as autoridades cubanas acompanharam, debatendo com as populações os problemas e os esforços que estão a ser empreendidos para lhes dar solução –, é parte integrante do processo de desestabilização que levam a cabo contra Cuba.

O PCP denuncia a imensa hipocrisia dos EUA que, clamando falsamente estarem preocupados com o povo cubano, levam deliberadamente a cabo uma política de ingerência e agressão que atenta violentamente contra a soberania e a independência de Cuba e os direitos do povo cubano.

O PCP exige o fim do bloqueio imposto contra o povo cubano, a retirada de Cuba da ilegítima e arbitrária lista dos EUA de “estados patrocinadores do terrorismo” e o fim da sua sistemática acção de desestabilização visando Cuba, e insta ao respeito da soberania e independência de Cuba, do direito do seu povo a decidir soberanamente o seu caminho, livre de ingerências externas.

Sublinhando o exemplo de coragem e dignidade que Cuba representa, o PCP reitera a sua solidariedade ao povo cubano e ao Partido Comunista de Cuba.

• Central
  • Declarações e Comunicados do PCP