Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Inflação dos preços dos produtos alimentares na União Europeia (I)

O período que temos vindo a atravessar tem sido marcado pelo gravoso aumento do custo de vida. O aumento dos preços dos bens alimentares acentua-se, contribuindo para a redução dos salários reais, sobretudo dos salários mais baixos, cuja evolução não acompanha a subida dos preços.

Acresce que este aumento de preços não reflete a subida dos preços nos produtores, que, confrontados com aumentos nos custos de produção, como os preços dos fertilizantes e dos combustíveis, continuam a ser esmagados pelos grandes grupos económicos da distribuição.

Estes grupos têm aumentado as suas margens e os seus lucros, prejudicando produtores e consumidores. Casos há em que a redução do IVA nos bens alimentares, sem o devido controlo de preços e dado o poder destes grupos no estabelecimento dos mesmos, serviram essencialmente para subsidiar as referidas margens de lucro.

Pergunto à Comissão Europeia que avaliação faz desta subida brutal dos lucros da grande distribuição, face ao substancial aumento dos custos dos bens alimentares?

Está disponível para defender a implementação de medidas que visem o controlo efectivo de preços, a intervenção e regulação do mercado, com vista à contenção dos preços no consumidor e à garantia de preços justos à produção?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu