Intervenção de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Há soluções e políticas alternativas às políticas de empobrecimento, ao aumento das taxas de juro!

Este oportuno e necessário debate evidencia a fria indiferença do BCE, da Comissão Europeia e do Conselho perante as graves consequências das suas políticas para milhões de famílias e pequenas e médias empresas.

Face à inflação: aumentos insanos das taxas de juro.
Face ao sufoco das famílias: conter salários, cortar apoios, conter o investimento público.

As vossas falsas respostas são como álcool derramado sobre ferida aberta.

BASTA de políticas servis aos interesses e lucros colossais da banca e dos grupos económicos!
BASTA de empobrecimento e desigualdades.

Este não é um caminho inevitável!
Há soluções e políticas alternativas que respondem aos problemas, que servem os interesses dos trabalhadores e das populações, que promovem o desenvolvimento de cada país.

Há que reverter os aumentos das taxas de juro; pôr os colossais lucros da banca a pagar os aumentos das prestações de crédito; combater a especulação e os aproveitamentos, tributar significativamente os lucros dos grandes grupos económicos; defender o direito à habitação e mobilizar recursos para a criar habitação pública; aumentar salários e pensões; fixar preços máximos de bens e serviços essenciais; promover a produção nacional.

Medidas absolutamente necessários que faltam às instituições europeias e que são rejeitadas pelo governo e os partidos de direita em Portugal.

• União Europeia
  • Intervenções