Intervenção de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

O exemplo de resistência, dignidade e coragem do povo cubano

Não vamos falar sobre o conteúdo desta vergonhosa iniciativa instigada por forças e deputados que promovem a mais descarada ingerência contra Cuba, desrespeitando e atacando a soberania e os direitos do povo cubano.

Como afirma, Cuba está desde sempre disposta a encetar um diálogo franco e aberto com este Parlamento e com outras instituições da União Europeia, sempre e quando este diálogo se baseie no respeito pelas autoridades nacionais cubanas e a soberania do povo cubano – nada que um qualquer país que integre a União Europeia não exija igualmente.

Queremos falar sobre o exemplo de resistência, de dignidade, de coragem do povo cubano.

Que enfrenta uma situação exigente e complexa, inseparável de seis décadas de imposição de um cruel, criminoso e ilegal bloqueio económico, financeiro e comercial por parte dos EUA, com uma dimensão extraterritorial, a que se soma a inclusão de Cuba na ilegítima e hipócrita lista dos EUA de “países patrocinadores do terrorismo”.

Daqui reiteramos a nossa solidariedade com o povo cubano e exigimos o respeito pela soberania e independência de Cuba, pelo direito do seu povo a decidir soberanamente o seu caminho, livre de ingerências externas.

• União Europeia
  • Intervenções