Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Dia Internacional da Linguagem Simples

A 13 de Outubro assinalou-se o Dia Internacional da Linguagem Simples. Este dia pretende promover o uso de informações claras e simples e também ajudar as pessoas a perceberem a importância da linguagem simples, na escrita e na tradução, com clareza.
É essa clareza, no multilinguismo da UE, que pretende garantir que todos os cidadãos dos Estados- Membros possam seguir o trabalho dos seus representantes democráticos em qualquer uma das 24 línguas oficiais da União Europeia (UE). A diversidade linguística e cultural está consagrada nos
tratados da UE como um valor central.
Nos últimos anos, temos assistido a uma redução de custos em interpretação, nomeadamente em comissões e delegações parlamentares, bem como em tradução, com documentos importantes a serem traduzidos tardiamente.
Assim, questiono a Comissão Europeia:
1. Que medidas pretende tomar para melhorar as condições de trabalho e salvaguardar os postos de trabalho dos intérpretes e tradutores que trabalham nas instituições da UE ?
2. O Regimento do Parlamento consagra o direito dos deputados de lerem os documentos de trabalho, seguirem os debates e exprimirem-se na sua própria língua, o que muitas vezes não acontece. Que medidas a CE pensa tomar para garantir este direito e defender o multilinguismo?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu