Intervenção de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Conclusões do Conselho Europeu de Dezembro

Conclusões do Conselho Europeu de Dezembro

Chegámos ao fim do Ano Europeu da Luta contra a Pobreza. Houve algum balanço dos seus resultados? Não! Se o tivessem feito, teriam de concluir que a pobreza nunca aumentou tanto, que ultrapassou os 100 milhões de pobres, que as decisões que tomaram vão continuar a aumentar o desemprego, as desigualdades e a exclusão social.

Mas os lucros dos grupos económicos e financeiros e os ganhos especulativos com as dívidas soberanas proliferam, apoiados nas orientações do BCE e nas políticas do Conselho e da Comissão. É para isto a zona euro?

As pressões e chantagens sobre países de economias mais frágeis continuam e, por sua vez, governos confrontados com os protestos e lutas dos trabalhadores voltam à repressão e à violência contra sindicalistas e trabalhadores, como ontem em Portugal.

Aqui fica o nosso protesto, a nossa indignação e a firme certeza: Nós queremos outra Europa de progresso social, que respeite quem trabalha e luta pelos seus justos direitos. Podem crer que vamos estar ao lado dos trabalhadores na luta pela ruptura com as vossas políticas.

  • Trabalhadores
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu