Pergunta ao Governo

Comparticipação de tratamentos termais pela ADSE

Comparticipação de tratamentos termais pela ADSE

Os tratamentos termais revelam resultados muito positivos no tratamento de algumas patologias, cuja eficácia pode ser demonstrada no plano preventivo, terapêutico e reabilitação. As propriedades terapêuticas das águas minerais são igualmente reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde.

O Despacho nº 8738/2004, publicado na 2ª série do Diário da República aprova as tabelas do regime livre relativa à comparticipação máxima da ADSE nos actos médicos. Da tabela constam os tratamentos termais, estabelecendo-se o valor e as regras respeitantes à sua comparticipação.

Os dados fornecidos pela Associação das Termas de Portugal (ATP) remetem-nos para um elevado número de utentes, em que cerca de 15 mil são provenientes da ADSE.

Contactado pela Associação das Termas de Portugal (ATP), o Partido Comunista Português tomou conhecimento que se perspectiva a supressão dos tratamentos termais do sistema de reembolsos da ADSE, justificando tal medida em razão da situação orçamental e financeira do país.

A Associação das Termas de Portugal (ATP) alertou-nos para os efeitos negativos subjacentes a tal decisão, cujos reflexos se repercutirão na viabilidade e competitividade das entidades concessionárias e titulares das termas portuguesas, bem como nos cuidados de saúde prestados aos beneficiários da ADSE.
Localizando-se na sua maioria no interior do país, onde se acentuam os problemas relacionados com o emprego, as termas representam um factor de produtividade e de enorme relevância económica para a localidade e região onde estão inseridas, contribuindo para o seu desenvolvimento.

A concretizar-se a eliminação dos tratamentos termais do sistema de reembolsos da ADSE, a Associação das Termas de Portugal (ATP) antecipa um cenário preocupante, e de consequências negativas para todos aqueles que directa ou indirectamente dependem desta actividade, nomeadamente ao nível da empregabilidade.

Posto isto, e com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio e com carácter de urgência, perguntar ao Governo, através do Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, o seguinte:

1. Pretende o Governo suprimir os tratamentos termais do sistema de reembolsos da ADSE?

2. Em caso afirmativo, em que termos?

3. A concretizar-se tal intenção, foram ponderadas as consequências ao nível da prestação dos cuidados de saúde dos beneficiários?

4. Tratando-se de uma actividade económica, e reconhecendo-se a sua importância na região onde se inserem, foram analisados os impactos sócio económicos relacionados com a eventual supressão dos tratamentos termais do sistema de reembolsos da ADSE?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo
  • ADSE
  • Tratamentos Termais