Intervenção de

Carreiras da Carris na cidade de Odivelas - Intervenção de António Filipe na AR

Petição n.º 95/IX, no sentido da reposição e da não supressão de carreiras da Carris na cidade de Odivelas

 

 

Sr. Presidente e Srs. Deputados,

Isto de falar quase no fim também tem as suas vantagens. Já  percebemos que o governo PSD/CDS criaram um problema grave à população de Odivelas, o Partido Socialista, na altura, estava em desacordo com o problema que foi criado e agora, que está no Governo, não o quer resolver e vai manter tudo na mesma.

É esta a conclusão do debate que já realizámos.

A população de Odivelas lutou durante muitos anos para que o metro chegasse a Odivelas.

Finalmente, o metro chegou. O que é que aconteceu? No dia seguinte, a população verificou que o que lhe tinha sido dado com uma mão foi tirado com outra, isto é, o serviço de autocarros foi gravemente reduzido e degradado e as populações foram lesadas com isso. Para além de o governo anterior também ter decidido aproveitar o facto de o metro ter sido alargado para aumentar os bilhetes do metro, criando uma nova zona, para além do problema de nem todas as composições lá chegarem. E isso, aliás, foi denunciado na altura devida e foi defendido pelo governo, que tomou essa decisão.

Mas o que aconteceu após a chegada do metro a Odivelas? Dos quatro autocarros que serviam aquela população, o 101 foi, pura e simplesmente, suprimido, os 7 e 206 viram o trajecto encurtado, apenas até ao Senhor Roubado e, portanto, deixaram de servir praticamente a cidade de Odivelas, e o 36 foi reduzido para um terço. Isto para além de que este serviço de autocarros da Carris fazia o transporte nocturno, em horas onde não havia outros operadores, deixou de ser feito e a Rodoviária de Lisboa não faz esse serviço.

A explicação que foi dada, aquando da elaboração do relatório desta petição pelo Governo, é extraordinária.

A justificação dada num parágrafo que, creio, é «uma pérola» é a seguinte: «A reestruturação do sistema de transportes públicos rodoviários teve por base uma proposta da DGTTF,...» - para quem não sabe, é a Direcção-Geral dos Transportes Terrestres e Fluviais - «... fundamentada num estudo de reestruturação da rede TRPR,...» - para quem não sabe, isso quer dizer Transportes Públicos Rodoviários de Passageiros - «... elaborada por uma empresa consultora e alicerçada em estudos de mobilidade, cujo objectivo era o estabelecimento de uma rede urbana de TPRP em Odivelas, que fosse, simultaneamente, de rebatimento às interfaces do Metropolitano de Lisboa, dando primazia à complementaridade modal, a desfavor da concorrência modal.» Ou seja, com toda esta conversa, a população que se dane!...

E foi isso, de facto, o que realmente aconteceu.

Sr. Presidente e Srs. Deputados,

Não venham com a desculpa de que é preciso criar a Autoridade Metropolitana de Transportes. O PCP já propôs, há muito tempo, um projecto de lei para criar a Autoridade Metropolitana de Transportes, que infelizmente foi inviabilizada.

Mas essa é uma falsa questão, porque não quero acreditar que seja preciso criar uma Autoridades Metropolitana de Transportes para repor em Odivelas os autocarros que lá existiam em 2004!

Não é aceitável, de maneira alguma!...

O que é preciso é que o Governo actual seja coerente com o que dizia quando estavam na oposição e reponha - é o mínimo que se exige - autocarros que existiam e que foram retirados de uma forma ilegítima e que prejudica gravemente a população, por decisão do Governo, tomada pelo Eng.º Carmona Rodrigues, que era o ministro responsável por esta área, e perante uma total indiferença da Câmara Municipal de Odivelas, do Partido Socialista. E isto também tem que ser dito!

 

 

 

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