Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Avaliação dos resultados do Roteiro para a igualdade entre homens e mulheres 2006-2010 e recomendações para o futuro

É importante e significativo que a maioria do PE tenha aprovado este relatório, apesar de todas as tentativas que o Grupo PPE fez visando impedir a sua aprovação.

Depois do debate realizado, esta aprovação mostra o empenhamento da Comissão dos Direitos das Mulheres na defesa dos seus direitos. Tiveram, assim, particular atenção as desigualdades que continuam na vida real, como o problema da dificuldade de acesso a empregos com direitos e salários dignos, a pobreza, a manutenção de discriminações e estereótipos que contribuem para perpetuar desigualdades, incluindo no acesso à formação e promoção profissional, em cargos de chefia e de topo na vida económica e política.

Foram reconhecidas as contradições existentes nas políticas comunitárias e que estão na origem da existência de mais de 85 milhões de pessoas em situação de pobreza, na sua maioria mulheres e crianças, resultado do desemprego, do trabalho precário, baixos salários, pensões e reformas a níveis inferiores ao rendimento mínimo de subsistência e dificuldades de acesso a serviços públicos de qualidade.

A actual crise económica e social tem consequências particularmente graves para as mulheres, agravando desigualdades e discriminações, o que merece particular atenção.

Iremos continuar a luta por soluções credíveis.

  • Trabalhadores
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu