Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Apoio à prática desportiva

A importância da prática desportiva na saúde física e mental das pessoas é inquestionável. Pelas restrições sanitárias impostas para reduzir o risco de contágio, essa foi uma das actividades mais afectadas pelo surto de COVID-19, seja na prática desportiva mais generalizada e acessível seja na formação desportiva ou nas etapas de alto rendimento.

Gradualmente a prática de exercício ao ar livre vai sendo regularizada mas algumas actividades correm sérios riscos de a interrupção se tornar permanente. Várias associações desportivas, colectividades e pequenos clubes enfrentam sérias dificuldades financeiras na consequência da interrupção das actividades e na ausência de qualquer reforço de apoio público.

Além dos milhares de formadores/treinadores cujos postos de trabalho estão em causa, é a própria prática desportiva que está em risco, inviabilizando todo o investimento humano e técnico de milhares de profissionais e desportistas.

Pergunto se esta situação é transversal a todos os Estados-Membros e se estão a ser consideradas medidas de apoio para que os Estados-Membros possam prestar todo o auxílio de que o sector urgentemente necessita.

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu