Pergunta ao Governo N.º 531/XI/2

Acessibilidade dos utentes de Vila de Rei a cuidados hospitalares

Em visita ao concelho de Vila de Rei, na região do pinhal interior, foi informado de dificuldades com que estavam a ser confrontados os utentes de saúde no seu acesso a cuidados hospitalares.
O hospital mais próximo de Vila de Rei é o Hospital de Abrantes, que dista cerca de 40 quilómetros. É a essa unidade hospitalar que os utentes desse concelho recorrem em caso de necessidade. Porém, na medida em que o concelho de Vila de Rei se situa no distrito de Castelo Branco e na NUT III do Pinhal Interior Sul, os utentes são informados de que, estando o Hospital de Abrantes situado no distrito de Santarém e na NUT III do Médio Tejo, devem recorrer ao Hospital de Castelo Branco. Acontece que este hospital fica situado a mais de uma centena de quilómetros de Vila de Rei, pelo que faz todo o sentido que os utentes desse concelho sejam livres de recorrer ao Hospital de Abrantes por razões do mais elementar bom senso.
Nestes termos, ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e da alínea d) do n.º 1 do artigo 4º do Regimento da Assembleia da República pergunto ao Ministério da Saúde se existe algum impedimento administrativo ao atendimento de utentes de Vila de Rei no Hospital de Abrantes.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Saúde