Intervenções

Habitação - é possível responder à crise sem enfrentar a especulação?

Senhora Deputada Scuderi, a senhora referiu a especulação imobiliária, e esse é, de facto, um dos problemas essenciais que está por detrás da crise da habitação.

 

A Greve Geral também confronta a UE com as suas políticas

Senhor Presidente, Senhor Comissário, a valorização do trabalho e dos trabalhadores tem de ser um critério e uma referência para o desenvolvimento.

 

Não há país que se possa considerar desenvolvido tendo os seus trabalhadores desvalorizados, desprezados, sem resposta às suas necessidades. No entanto, as políticas dos governos nacionais e a cobertura que a União Europeia dá a essas políticas vão exatamente no sentido contrário.

Omnibus ReArmar a UE - mais privilégios e benefícios para as multinacionais na corrida para a guerra

Senhora Presidente, 800 mil milhões de EUR em gastos para rearmamento dão a dimensão da deriva desta loucura belicista e de militarização da União Europeia para a qual estamos a ser encaminhados.

 

Militarização da UE: Não é com a ameaça da guerra que se alcança a paz

Senhor Deputado Jean-Marc Germain, o senhor veio anunciar-nos a ideia de que a paz dentro do espaço da União Europeia se alcança com o investimento de recursos do orçamento da União Europeia para nos armarmos para um confronto com a Rússia.

Semestre Europeu - onde ficam os salários, os direitos dos trabalhadores e a habitação ou o combate à pobreza?

Senhora Comissária Mînzatu, Senhor Comissário Dombrovskis, quero colocar-lhes três perguntas. A primeira delas é a de saber que lugar vai ocupar o aumento de salários no Semestre Europeu. Já ouvimos várias referências à necessidade de aumentar a produtividade, mas não houve nenhuma referência ao aumento dos salários e a verdade é que a produtividade vai crescendo, mas os salários não crescem ao mesmo ritmo.

Pensões - é inadmissível forçar os trabalhadores a serem clientela de fundos privados de pensões

Senhor Presidente, Senhora Comissária Maria Luís Albuquerque,

Neste debate a propósito do direito que os cidadãos devem ter de fazer os seus pagamentos em dinheiro vivo, ouvimos falar de proteção dos mais vulneráveis, de liberdade de decisão dos cidadãos, de inclusão financeira.

Faltam medidas de apoio aos pescadores e à pesca de pequena escala

Senhor Presidente, Senhora Comissária Maria Luís Albuquerque,

Queremos começar por sublinhar a nossa preocupação com os impactos negativos para Portugal da discussão em curso sobre as quotas no atlântico com a perspectiva de redução de 23% da quota do lagostim face a 2025 e a proibição de capturas no norte do país e na Galiza, a par da manutenção do regime restritivo dos últimos anos na enguia.

Recuperar o POSEI para apoiar os pescadores e a pequena pesca nas regiões autónomas

Senhor Presidente, Senhor Deputado Paulo do Nascimento Cabral,

Defesa da democracia – a prática da UE contraria as suas proclamações

Senhora Presidente,

Tratamos hoje do pacote sobre a defesa da democracia que, em muitas circunstâncias, infelizmente, face à prática da União Europeia, é um pacote de preocupações fingidas.

Põe-se o alerta em representantes dos países estrangeiros mas apenas naquilo que ameaça os grandes interesses económicos que são servidos pelas políticas da União Europeia.

As pessoas com deficiência precisam de uma Estratégia que concretize os seus direitos

Senhora Presidente, Senhora Comissária Minzatu,

O direito das pessoas com deficiência a uma vida independente não depende de proclamações, depende de políticas e ações concretas.

Depende de uma política de pleno emprego que garanta a todos o acesso ao emprego com salários justos, com respeito pelos direitos laborais, com condições dignas de trabalho e de vida.