O PCP e a alegada «reforma do sistema político»
(04.02.2003)
Em conferência de imprensa com a participação de Vítor Dias, a Comissão Política do PCP pronunciou-se sobre os projectos do PSD, do CDS-PP e do PS sobre financiamento dos partidos e nova lei dos partidos, manifestando «uma veemente e frontal oposição do PCP a estes projectos», anunciando ir empreender «uma vigorosa denúncia pública das concepções que os inspiram» e alertando para que «a sua aprovação representaria um intolerável retrocesso de caracter profundamente antidemocrático».
+TEXTO
 
       
  PCP edita folheto sobre aumentos de preços
e sobre o pacote laboral

(03.02.2003)
Proseguindo a sua acção de informação e esclarecimento sobre os problemas mais sentidos pelos portugueses, o PCP acaba de editar um novo folheto centrada nos escandalosos aumentos de preços que se têm verificado e no inaceitável conteúdo do "pacote laboral".
FOLHETO
 
       
  Carlos Carvalhas
no debate com Primeiro-Ministro

(31.01.2003)
Intervindo na AR no debate mensal com o Primeiro-Ministro, o Secretário-geral do PCP desafiou Durão Barroso a explicar se os Primeiros-Ministros signatários do recente manifesto defendem também "com a mesma determinação que as Resoluções da ONU sobre Israel e a questão palestiniana devem ser igualmente cumpridas? E se sim qual a razão de tanto silêncio?"
+TEXTO
 
       
  Sobre mais uma atitude
de subserviência de Durão Barroso

(30.01.2003)
O PCP, em comunicado, condena a atitude do Primeiro-Ministro português de se ter «associado a uma declaração conjunta de vários primeiros-ministros europeus com o objectivo de pretender isolar as posições assumidas pela França e Alemanha» e sublinha que esta declaração tem de ser vista «como uma prévia absolvição de uma provável acção unilateral dos Estados Unidos e como uma promessa de cumplicidade dos signatários com a agressão militar que a Administração norte-americana prepara».
+TEXTO
 
       
     
   

Contra a guerra:
Deputados ao Parlamento Europeu visitam o Iraque
(2 a 6.2.2003)
Ilda Figueiredo e Joaquim Miranda integram a delegação de 34 deputados ao Parlamento Europeu (de 11 países e de 4 grupos políticos) que se deslocam ao Iraque de 2 a 6 de Fevereiro.
+TEXTO

 
       
  PCP apresenta projecto de lei
sobre deslocalização de empresas

(29.01.2003)
O Grupo Parlamentar do PCP apresentou hoje na Assembleia da República um importante projecto de lei visando regular os processos de deslocalização de empresas e tendo como objectivos fundamentais a «defesa da economia nacional, regional e local e dos postos de trabalho criados e a criar e para a própria e atracção do investimento que assume os seus compromissos no quadro de práticas socialmente responsáveis».
PROJECTO-LEI
 
       
 

Alterações na revisão da PAC - De mal a pior...
(28.1.2003)
Em nota do Gabinete de Imprensa, o PCP comenta as propostas de alteração do projecto de «revisão intercalar da PAC», apresentadas pela Comissão Europeia, que estão a ser apreciadas, desde ontem no Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia.
+TEXTO

 
       
 

PCP exige informação às organizações sociais sobre a Regulamentação da Lei de Bases da Segurança Social
(27.1.2003)
Em Conferência de Imprensa, Fernanda Mateus, da Comissão Política, criticou as opções do Governo que não dão resposta ao «elevado volume de dívidas à segurança social e de evasão contributiva», à «falta de garantia das transferências devidas ao Estado para a Segurança Social», aos «atrasos verificados nos pagamentos das prestações sociais e melhoria da capacidade de resposta do sistema pública», permitindo um «menor grau de protecção social de Portugal relativamente à UE». Anunciou ainda, para 5 de Fevereiro a discussão do projecto do PCP sobre medidas de combate à fraude de contribuições ao regime de Seg. social.
+ TEXTO

 
       
 

Debate:
«Saúde: pública e para todos!»

(25.1.2003)
Carlos Carvalhas denunciou que «com o novo modelo de empresarialização dos hospitais, o Governo constituiu 31 Conselhos de Administração Hospitalar, para os quais nomeou 170 gestores. Estes novos gestores ganham, em geral, o dobro do que recebem os administradores dos restantes hospitais, alguns de grande complexidade e dimensão.
Sobre os genéricos anunciou ter já proposto o PCP na AR «uma cláusula de garantia que salvaguarde os interesses dos utentes (...)» sempre que eles não sejam autorizados pelos médicos.
+TEXTO

 
       
 

Aumento das tarifas dos transportes públicos
Governo mente!

(25.1.2003)
Sobre o aumento dos transportes públicos, o PCP desmente o Governo. O aumento médio não é de 3,5% como o anunciado pelo Executivo, pois, denuncia o PCP, o «Governo esconde que no ano passado os passes sociais e as tarifas de transportes aumentaram em Março e em Agosto o que faz com que os aumentos, agora anunciados, se situem, relativamente ao período de um ano, em 7,6% para o passe L123 (o mais utilizado na região de Lisboa) e 6,5% para o passe L (o mais utilizado na cidade de Lisboa). Os vários passes combinados, intermodais e próprios das várias empresas têm também aumentos em torno dos 7,6%»
+TEXTO

 
       
 

Apelo do PCP:
Paremos a guerra antes que comece!

(24.1.2003)
Em comunicado, o PCP exprimiu a mais viva preocupação pela extraordinária gravidade dos declarados propósitos belicistas dos EUA em relação ao Iraque. E lançou um vivo apelo para uma ampla participação na manifestação «Juntos podemos impedir a guerra» que se realizará em Lisboa, tal como em muitas outras capitais europeias, no dia 15 de Fevereiro.
+TEXTO
DOSSIER
CARTAZ

 
       
   
Topo