Telectu com Gerry Hemingway e Herb Robertson

Os «Telectu» são um duo de improvisação, formado por Jorge Lima Barreto e Vítor Rua. Desde 1982, a banda é responsável pela introdução em Portugal de géneros como o art rock, o minimalismo e a música electrónica, associando as suas actuações com performances, vídeos e instalações.

Ao longo da sua carreira, os «Telectu» tocaram e gravaram com vários importantes músicos da improvisação, como Elliott Sharp, Chris Cutler, Jac Berrocal, Louis Sclavis, Jean Sarbib, Paul Lytton, Evan Parker, Carlos Zíngaro, Tim Hodgkinson, Eddie Prévost e Sunny Murray.

Este ano, apresentam-se na Festa com dois convidados norte-americanos: Gerry Hemingway e Herb Robertson. O baterista Gerry Hemingway compõe e toca a solo desde 1974. Nos últimos 20 anos tem tocado em toda a Europa com nomes de renome mundial na cena do jazz contemporâneo e da música de improvisação. Em 2000, recebeu o Prémio Guggenheim pela composição de uma obra para orquestra intitulada «Sideband». Tem nove álbuns gravados.

O trompetista Herb Robertson é um inovador instrumentista, compositor e arranjador de jazz tradicional e avant garde. Em 1981, tornou-se um dos membros do «Tim Berne’s Ensemble» e algum tempo depois juntou-se à banda de Mark Helia. Em 1986, após o seu primeiro álbum, «Transperency», formou o seu próprio quinteto e abriu nesse ano o Festival de Jazz de Geenwich Village, tendo sido muito aclamado pela crítica.

Esteve em tournée por toda a Europa com a «Charlie Haden Liberation Orchestra», participando em festivais de jazz em Itália, Inglaterra, Escócia, Suíça e Áustria. Gravou discos com alguns dos principais representantes da nova cena musical, tais como Bill Brizell, Wayne Horvitz, John Zorn e Bobby Previde, e tocou com Cecil Taylor, Anthony Braxton, Gerry Hemingway, Steve Lacy, Paul Bley, Horace Tapscott, Anthony Davis, Bobby Previte e Elliot Sharpe.