Jussara Silveira

A brasileira Jussara Silveira é a mais universal das novas artistas brasileiras. A sua forma de cantar é constantemente associada às das grandes intérpretes que o Brasil já produziu.

Jussara é baiana e tem pautado a sua carreira pelo extremo cuidado com arranjos e músicos, na busca do sentimento e afinação exactos para cada canção. Os críticos dos principais jornais brasileiros elogiam-na frequentemente.

Em 1997, Jussara lançou o seu primeiro disco a solo. Anteriormente, tinha participado em várias colectâneas, como «Elas Cantam Caetano», «Todo Azul do Mar», «Tributo à Batatinha» e «Cole Porter e George Gershwin: Canções Versões de Carlos Rennó». Em 1998, Jussará lança o seu segundo disco cantando exclusivamente canções do baiano Dorival Caymmi. Dois meses depois, o cd foi eleito um dos melhores do ano pelos críticos do jornal O Globo.

A cantora participou ainda em trabalhos de outros artistas, como o clássico «Outras Palavras» de Caetano Veloso, e em espectáculos com Elba Ramalho, Nana Caymmi, Maria Bethania e Alcione.