Índice CronológicoÍndice Remissivo

Projecto de Lei nº 357/VII
Reorganização Administrativa da Freguesia de Algueirão-Mem Martins em três freguesias Algueirão, Mem Martins e Mercês


A freguesia de Algueirão - Mem Martins situa-se no Concelho de Sintra.

Os seus números populacionais mais significativos encontram-se em Algueirão, Mem Martins, Tapada das Mercês, Mercês, Telhal, Sacotes e Pexiligais.

Em 1940 nos lugares que ocupa hoje a freguesia a população era de 2356 habitantes. Actualmente devido ao acelerado crescimento urbano conta com uma população estimada em 55600 habitantes, dos quais 38327 inscritos no Recenseamento Eleitoral de Maio de 1996.

Algueirão - Mem Martins é um grande centro populacional do país, constituindo a 14ª freguesia da área metropolitana de Lisboa.

É um progressivo centro populacional da área metropolitana de Lisboa com uma indústria muita activa, uma notável dinâmica comercial e uma equilibrada rede de transportes, acessos rodoviários, serviços sociais e culturais.

Freguesia criada em 5 de Janeiro de 1962 ( Decreto Lei nº 44147 ) é elevada à categoria de vila em 1 de Fevereiro ( Lei nº 21/88 ).

No que respeita a equipamentos a actual freguesia possui:

Desde a sua criação a freguesia não sofreu qualquer alteração no seu sistema organizativo e face ao seu desenvolvimento populacional, económico e social, a sua actual organização revela-se desadequada, provocando um distanciamento dos cidadãos face aos Órgãos de Poder Local.

Face às novas exigências democráticas e a uma melhor gestão autárquica, tornando-a mais próxima das populações, justifica-se por razões de eficácia administrativa a reorganização administrativa da freguesia de Algueirão - Martins, por forma a servir melhor a população através da sua divisão nas seguintes freguesias:

No seguimento desta nova organização administrativa, é oportuno fazer uma modificação dos limites da Freguesia de Rio de Mouro, no sentido de integrar na nova freguesia das Mercês uma parte que por motivos de continuidade urbana lhe deve pertencer

Algumas referências de ordem histórica:

A origem toponímica da povoação de Algueirão tem a ver com a morfologia da região saloia. Algueirão será o aumentativo de Algar, palavra que deriva do árabe Algar, que significa buraco, caverna ou gruta.

A sua criação deverá remontar ao tempo de ocupação árabe, pois é referenciada no Foral de Sintra de 1154, outorgado por D. Afonso Henriques.

Quando em 1253 se realizam as primeiras divisões administrativas, Algueirão foi integrado na Freguesia de S. Pedro de Canaferrim (Penaferrim). Em 1370 a povoação já abrangia o lugar de Sacotes.

Em 1527, segundo os censos mandados realizar por D. João III, existiam no Algueirão 35 famílias, em 1758, segundo o prior Seixas 87 famílias, contando com cerca de 287 habitantes.

Durante séculos o desenvolvimento demográfico de Algueirão não foi significativo. No entanto a partir da inauguração da linha do comboio Lisboa/Sintra, nos finais do século XIX, conheceu um grande crescimento.

Em 1961 é criada a freguesia de Algueirão Mem Martins, data da inauguração da igreja Matriz de Algueirão.

Actualmente é uma povoação com um sector terciário predominante (57.9-1991), um sector secundário forte (41.0-1991= e um sector terciário diminuto (1.1-1991)

Número de eleitores - 7735 - (dados de Maio de 1995) - Em 1996 inscreveram-se na freguesia + 1639 eleitores.

Grande parte dos novos eleitores residentes em Algueirão votam em secções de voto de Mem Martins.

A nova freguesia dispõe dos seguintes Equipamentos Colectivos.


Freguesia das Mercês

Algumas referências de ordem histórica:

Perde-se no tempo a origem da Feira das Mercês.

Alguns julgam que as suas origens remontam aos tempos de ocupação árabe, sendo nessa altura uma feira de escravas.

Certo é que em 1771, uma provisão do rei D. José transferiu uma das feiras das Mercês para o Concelho de Oeiras, existindo quem atribua esta provisão a desejos do Marquês de Pombal de engrandecer a sua Vila de Oeiras.

Em 1178, por ordem de Dona Maria já se tinha formado novamente a Feira das Mercês, feira que continua a ser uma das mais importantes e tradicionais do nosso país.

A esta região está também relacionada a devoção a Nossa Senhora das Mercês, que se passeia em procissão na feira do mesmo nome.

Com a inauguração da linha de comboio Lisboa/Sintra as Mercês conheceu uma progressiva evolução. No entanto é na década de 80 com o acelerado crescimento da Urbanização da Tapada das Mercês, que esta povoação vai conhecer um rápido crescimento demográfico

Número de eleitores - 2827 - Freguesia de Algueirão Mem Martins - dados de Maio de 1995) - Em 1996 inscreveram-se na freguesia + 1639 eleitores. Grande parte dos novos residentes nas Mercês votam em secções de voto de Mem Martins.

1623 - Freguesia de Rio de Mouro.

A nova freguesia disporá dos seguintes Equipamentos Colectivos

Carreiras de Autocarro

Qualquer das freguesias ora propostas, ultrapassa em muito as exigências da lei nº 8/93 de 5 de Maio e tem características em pontuações superiores à que é exigida satisfazendo as condições fixadas cumulativamente.

Neste quadro, os Deputados do PCP abaixo assinados apresentam o seguinte projecto de lei:

Artigo 1º

1. São criadas no concelho de Sintra as freguesias de, Mem Martins e Mercês.

Artigo 2º

É alterada a designação da freguesia de Algueirão - Mem Martins, passando a designar-se por Algueirão.

Artigo 3º

Os limites das freguesias são os seguintes:

1. Algueirão:

Pelos limites administrativos da freguesia de Algueirão - Mem Martins confrontando com a linha de caminhos de ferro da CP e com os limites da freguesia das Mercês.

2. Mem Martins:

Pelos limites da freguesia de Algueirão - Mem Martins confrontando com a linha de caminho de ferro da CP e com os limites da freguesia das Mercês.

3. Mercês:

A Este de Rio de Mouro

1 - Estrada da Feira das Mercês (freguesia de Rio de Mouro);

2. - Estrada das Mercês - Algueirão;

3. - Estrada das Mercês - Algueirão / Limite Norte da Tapada das Mercês (Rua Afonso Domingos / Rua da Igreja)

A Norte de Algueirão

4. - Limite Norte da Tapada das Mercês / Nascente Ribeira da Lage / Confrontada com o cemitério do Algueirão

A oeste de Algueirão

5. - Nascente Ribeira da Lage / Confronta Bairro cabeço da Fonte

6. - Confronta Bairro Cabeço da Fonte / Avenida capitães de Abril;

7. - Avenida Capitães de Abril / Avenida Vitorino Nemésio;

A Oeste de Mem Martins

8. - Avenida Vitorino Nemésio / Avenida Bela Vista

A Oeste de Rio de Mouro

9. - Avenida da Bela Vista / Seguimento da Rua Ferreira de castro (em construção) / Rua Ferreira de Castro

10. - Rua Ferreira de Castro / seguimento da Rua em construção / Avenida bela Vista

A Este de Rio de Mouro

11. - Estrada projectada à Rua da feira das Mercês / Passagem de nível desnivelada da CP (em construção) Rua Sacadura Cabral / Confronta com Urbanização do Infante.

Artigo 4º

São alterados os limites da actual freguesia de Algueirão - Mem Martins e da Freguesia de Rio de Mouro para efeitos de criação da Freguesia das Mercês, passando a os limites entre a nova freguesia das Mercês e Rio de Mouro a ser os constantes do artigo 3º.

Artigo 5º

1. As comissões Instaladoras das Novas Freguesias serão atribuídas nos termos previstos no artigo 9º da Lei nº 8/93 de 5 de Março.

2. Para os efeitos do disposto no número anterior a Câmara Municipal de Sintra nomeará as Comissões Instaladoras cuja composição é a seguinte:

a). Um membro da Assembleia Municipal de Sintra por cada nova freguesia;

b). Um membro da Câmara Municipal de Sintra por cada nova freguesia;

c). Um membro da Assembleia de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, por cada nova freguesia;

d). Um membro da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, por cada nova freguesia;

e). Cinco cidadãos eleitores de cada nova freguesia designados de acordo com os nºs 3 e 4 do artigo 9º da Lei 8/93, de 5 de Março.

3. Farão parte da Comissão Instaladora da freguesia das Mercês um representante da Junta de Freguesia de Rio de Mouro e um representante da Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro.

Assembleia da República, 12 de Maio de 1997