Despedimento colectivo de 202 trabalhadores na Lear Portugal
Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
10 de Novembro de 2004

 

A Lear Corporation Portugal, empresa de componentes para automóveis, SA, situada em Valongo, Portugal, é filial da multinacional americana LEAR, que se encontra em Portugal desde 1999, após aquisição da empresa UTA (United Technologies Automotive), cuja data de inicio de actividade remonta a 1988, dedicando-se à concepção e produção de cablagens.

Ora, a Lear Corporation Portugal, que actualmente emprega 908 trabalhadores, acaba de comunicar a intenção de proceder a um despedimento colectivo de 202 trabalhadores, no final deste ano, utilizando como argumentação o facto de estar dependente de um único cliente, a Jaguar, cujas vendas não terão sido as esperadas, designadamente pelo fracasso de alguns modelos lançados pela empresa-mãe. Ou seja, a Lear Corporation quer fazer recair sobre os trabalhadores as consequências dos erros de gestão que terão cometido, o que não é aceitável. Registe-se que a empresa, em 2001, empregava 2.575 trabalhadores.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:

  1. Houve apoios comunitários à multinacional LEAR para a sua instalação em Portugal?
  2. Que medidas estão a ser tomadas para assegurar que a Lear mantenha a sua produção e o emprego em Portugal, e não procure apenas que a Jaguar venda os seus carros na Europa sem incorporação de produção portuguesa?

Resposta