Encerramento da fábrica de calçado
Gabor
Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
31 de Março de 2004
A empresa multinacional de calçado, de origem alemã, Gabor Shoes & Fashion mantém ainda duas fábricas em Portugal:
- na Trofa, onde está há cerca de 16 anos, com 200 trabalhadores (mas já teve mais de 600)
- em Barcelos, onde se instalou mais recentemente, com cerca de 700 trabalhadores (mas já teve cerca de 1000).
Entretanto, sabe-se que a multinacional já tem uma fábrica na Eslováquia e suspeita-se que haja outra prestes a abrir.Neste momento, os trabalhadores, na sua maioria mulheres, da fábrica da Trofa, estão a ser pressionados à rescisão do contrato de trabalho, com a ameaça de transferência para Barcelos.
Há graves suspeitas sobre as reais intenções da multinacional Gabor, sobretudo em relação à Trofa.
Os trabalhadores suspeitam do seu encerramento após as férias de Verão.Assim, solicito à Comissão que me informe do seguinte:
1 - A multinacional de origem alemã Gabor recebeu fundos comunitários após a sua instalação em Portugal?Em que condições? Como vai ser defendido o emprego dos seus trabalhadores e o desenvolvimento da região?
2 - Será que a multinacional Gabor continua a receber apoios financeiros da União Europeia para se instalar noutros países candidatos à adesão, sabendo-se o que está a acontecer em Portugal?
3 - Vão ser cancelados os apoios financeiros comunitários à Gabor, se esta persistir no encerramento de uma fábrica em Portugal, visando a defesa do emprego nas fábricas portuguesas da Trofa e de Barcelos?