Defesa do emprego e inclusão social
Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
18 de Dezembro de 2002

 

A administração portuguesa da multinacional dinamarquesa de produção de calçado ECCO, com uma unidade de produção em São João de Ver, concelho de Santa Maria da Feira, Portugal, e que actualmente emprega cerca de 1.000 trabalhadores, através de uma circular na empresa informou que vai encerrar um pavilhão, afectando cerca de 180 trabalhadores, pressionando-os ao despedimento.

Registe-se que esta situação se segue a outras reestruturações já realizadas e que levaram ao despedimento de cerca de 300 trabalhadores e trabalhadoras.

Assim, solicito à Comissão as seguintes informações:

1. O grupo ECCO recebeu apoios comunitários em Portugal, ou noutro país da União Europeia, para se instalar, desenvolver a produção, realizar formação profissional, etc.?

2. São conhecidas outras reestruturações acompanhadas de despedimentos, em empresas do grupo noutros países da União Europeia?

3. Que conhecimentos existem sobre a evolução económica e financeira do grupo ECCO? E que acções vão ser desenvolvidas para evitar o agravamento do desemprego em Portugal, tendo em conta a estratégia europeia do emprego e a necessidade de inclusão social?

Resposta