Frases (a propósito da guerra)
D. José Policarpo, patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) (Público, 16.4.99)
"«Devemos todos reafirmar com uma clareza muito grande que, neste final de milénio, a guerra não é solução para nada. A humanidade já devia ter aprendido a lição dolorosa de que os graves conflitos que surgem devem ser resolvidos por outras vias» que estão hoje ao dispor da comunidade internacional como sejam o «diálogo paciente», as «sanções económicas» ou «o cerco cultural dos agressores»".
João Pereira Bastos, professor de Ciências Políticas na Universidade Internacional (DN, 20.4.99)
“De todos os erros cometidos em Rambouillet, o mais sério terá sido por se ter querido vergar uma das partes, sem se lhe proporcionar uma saída com um mínimo de face.”
Maria de Lurdes Pintasilgo (Jornal de Notícias, 29.4.99)
“A intervenção da OTAN no Kosovo é ilegal e ilegítima e não pode continuar, sob pena de a OTAN estar a instaurar no Mundo uma desordem institucional e a dar lugar a actos selvagens que se queiram realizar.”
Alfredo Barroso (Expresso, 1.5.99)
“Quem duvida do poder e da vontade imperiais dos EUA ou é parvo ou está distraído. Em todos os domínios - cultural, económico, político e militar - esse poder e essa vontade se exprimem claramente.”
“Quem vai no canto coral da defesa dos direitos humanos tem mau ouvido. Quem só vê o Kosovo à frente não vê um palmo à frente do nariz.”
“Os políticos dos «grandes centros» que hoje governam a Europa são uma das gerações mais ineptas e medíocres deste século.”
«O Militante» Nº 241 - Julho / Agosto - 1999