23ª Festa do Avante!
festa de Abril, festa para todos



Vergílio Azevedo
Membro do Secretariaodo do CC do PCP
No ano em que comemoramos os 25 anos do 25 de Abril, a 23ª edição da Festa será uma afirmação dos valores de Abril. Será a Festa de todos que estão com a liberdade, a amizade, o convívio, a alegria, a cultura, a solidariedade, a intervenção e a luta por um mundo melhor.
Ponto de encontro, de convívio, de debate, a Festa é uma realidade ímpar no nosso País. Nunca perdendo a capacidade de atrair novos visitantes, a Festa que assinala os 25 anos do 25 de Abril, vai também ser um grande ponto de encontro de todos aqueles que ao longo destes anos participaram e ajudaram a construir esta Festa de Abril.

A mesma Festa sempre diferente

Ano após ano, a Festa tem a capacidade de surpreender. Em 1999 assim será também. Estão a realizar-se obras que melhoram e tornam mais belo o espaço da Festa.
As novas localizações das organizações do Partido, da JCP, do Pavilhão Central, do Espaço Internacional - junto à entrada da Quinta da Princesa - do Avanteatro, da Feira do Livro e do Disco, proporcionarão um melhor enquadramento às actividades e iniciativas que aí se desenvolvem.
O programa cultural continuará na linha do que tem caracterizado a Festa, a ser um programa diversificado, inovador e de grande qualidade.
Os espectáculos do Palco 25 de Abril, do Auditório 1º de Maio, dos Palcos Arraial, Liberdade, Café Concerto de Lisboa, da JCP, o Palco de Setúbal, além de outros espaços de animação musical como o espaço internacional, o do Café Amizade, de Trás-os-Montes, Coimbra e Alentejo, serão espaços privilegiados que mostrarão o que de melhor se faz na música.
A XI Bienal da Festa, a exposição sobre a obra de Jorge Vieira, o teatro, o Pavilhão Central, as exposições políticas, o Pavilhão com uma exposição sobre a ciência e a tecnologia, a Feira do Livro e do Disco, o Desporto, o Espaço Internacional, as zonas das organizações do Partido e da JCP, a animação de rua, a gastronomia e o artesanato, são componentes indissociáveis da cultura, do convívio e da alegria que marcam o espaço da Atalaia.
A abertura, os debates, as exposições, o contacto dos candidatos da CDU à Assembleia da República com os visitantes da Festa, o comício de Domingo ao fim da tarde, serão momentos altos da intervenção política sobre os problemas do País, de divulgação das propostas do PCP e constituem um grande arranque da campanha eleitoral da CDU.

Uma grande obra colectiva

A Festa do Avante! é obra do colectivo partidário, de muitos amigos e simpatizantes. Num ano de intensa actividade política, é absolutamente necessário que o Partido, a JCP, todas as Organizações, todos os militantes, concentrem, de agora até à Festa, um grande esforço em todos os aspectos ligados à organização da Festa, discutindo, planificando e concebendo a presença na Festa. Organizando as jornadas de trabalho para a construção. Divulgando e promovendo a Festa. Vendendo antecipadamente a EP - que comprada agora custa 2 100$00 em vez dos 2 800$00 nos dias da Festa - mobilizando o Partido, os simpatizantes e os amigos para uma grande participação na Festa.

Ter em conta as próximas eleições

Os recentes resultados das eleições para o Parlamento Europeu confirmam a CDU como uma grande força política, indispensável para uma política alternativa, uma política de esquerda.
A Festa realiza-se em plena Campanha eleitoral para a Assembleia da República e será um factor determinante na grande batalha de esclarecimento, sobre a importância do reforço eleitoral da CDU em votos e em número de deputados, sobre as propostas do Partido para uma política de esquerda, sobre os problemas do País e do mundo, sobre a política de direita do Governo PS.
Este espaço de convívio, de liberdade, de juventude é uma oportunidade de muitas dezenas de milhares de pessoas tomarem contacto com o Partido, com os seus ideais, com as suas propostas, com a luta por uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais solidária, uma sociedade que prossiga os valores de Abril.
Está nas nossas mãos, nas mãos de cada militante, fazer da Festa de 1999 uma grande jornada pelos valores de Abril, pela afirmação do Partido e da CDU.


«O Militante» Nº 241 - Julho / Agosto - 1999