A democracia nos EUA...


Gore Vidal é um intelectual norte-americano que vive na Itália, autor de mais de 20 romances, livros de ensaio, peças de teatro, guiões de filmes e outras espécies de literatura. Numa entrevista publicada no DNA (separata do Diário de Notícias, de 27.2.99) destacamos, entre muitas outras afirmações interessantes, o seguinte:
"Não acredite que temos um Governo representativo. Os senadores representam os interesses da América Corporativa (Corporate America), não os do povo simples".
"O nosso sistema escolar está degradado, não temos formação profissional para as camadas populares, não temos segurança social generalizada, enfim, não temos nada do que caracteriza os países civilizados. Apenas possuímos e em abundância, armas atómicas."
"Hoje, a América é um Estado policial. Nas nossas prisões reinam condições terríveis. Cada vez se investiga mais o cidadão. 30 milhões de operários são electronicamente controlados. Em cada ano, milhões de conversas telefónicas são escutadas."
[Se Al Gore suceder a Clinton] "Ninguém sentirá uma mudança. No Poder continuarão os patrões da economia, que nem querem grandes mudanças nem despesas sobretudo para a segurança social para não terem de pagar mais impostos."
«O Militante» Nº 240 - Maio / Junho - 1999