Você tem razão...



Da polémica que se levantou a propósito da reparação de injustiças cometidas contra militares que se envolveram na Revolução dos Cravos, tem interesse referir dois pormenores.
Em primeiro lugar e inicialmente, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se favorável à aceitação do "estudo técnico" apresentado pelo Presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço (Público, 12.3.99).
Depois mudou completamente de posição e opôs-se frontal e muito criticamente contra qualquer reparação em relação às situações de injustiça de praças, sargentos e oficiais dos três ramos das Forças Armadas.
Por outro lado, num debate na RTP2, entre Vasco Lourenço e Ângelo Correia, o primeiro denunciou publicamente o ex-ministro e ex-dirigente do PSD que "passou todo o tempo a jurar e a defender que não havia injustiças (relativamente à situação dos militares de Abril)". Mas, quando as câmaras foram desligadas, diz Vasco Lourenço, "ele vira-se para mim e para o jornalista que nos tinha entrevistado e diz: agora que já posso falar à vontade, você tem razão." (Público, 13.3.99).
«O Militante» Nº 240 - Maio / Junho - 1999