Máximas e Reflexões



Homem e mulher


"De tudo o que tem vida e alma, somos nós, mulheres, a mais triste criação."

Eurípides, Medeia (séc. V antes da nossa era).


"Quase por toda a parte a crueldade das leis civis juntou-se, contra as mulheres, à crueldade da natureza."

Diderot, Sobre as mulheres (1772).


"A primeira mulher que aprendeu a ler introduziu no mundo a questão feminina."

Marie von Eschenbach (1830-1916), Aforismos.


"O derrube do direito materno foi a derrota do sexo feminino na história universal. O homem tomou o leme mesmo em casa, a mulher foi degradada, servilizada, tornou-se escrava do
prazer dele e mero instrumento de reprodução.
(...) Marx acrescenta: «a família moderna contém em germe não só a escravatura, mas também a servidão, pois tem desde o início relação com serviços para agricultura. Ela contém em si, em miniatura, todas as oposições que mais tarde se desenvolverão amplamente na sociedade e no seu Estado»."

Engels, A Origem da família, da propriedade privada e do Estado (1884).


"O camarada Lénine falou-me muitas vezes da questão feminina. Ele atribuía-lhe grande importância. O movimento feminino era para ele parte constitutiva e, em certas condições, parte decisiva do movimento de massas. É escusado dizer que ele considerava a plena igualdade social da mulher um princípio incontestável do comunismo."

Clara Zetkin, Notas do meu caderno (1934).


"Se se quer determinar seriamente que sinais distintivos caracterizam ambos os sexos, há que criar condições de vida sensivelmente iguais e abrir-lhes o acesso à mesma educação e instrução."

Helga Hörz, A mulher como personalidade (1968).


"A história humana, com rapidez crescente, aproxima-se de uma prova de verdade mais determinante do que qualquer outra: vai ser finalmente possível a cada mulher e a cada homem tornar-se, noutras relações sociais, um indivíduo integralmente desenvolvido? Disso o capitalismo, apesar da sua vitalidade, é essencialmente incapaz (...)."

Lucien Sève, A personalidade em gestação (1987).



«O Militante» Nº 236 - Setembro / Outubro - 1998