O terrorismo... dos Estados Unidos




Um membro da Comissão Europeia foi detido em Cabul, capital do Afeganistão. Foi com um convite oficial que Emma Bonino, comissária para as questões da ajuda humanitária, se deslocou a Cabul, acompanhada de uma delegação, para avaliar as necessidades existentes naquela capital e abordar com as autoridades “a situação dos homens, da mulheres e dos direitos humanos”.

A comissária e os seus acompanhantes foram detidos, tendo ela sido ameaçada com uma kalachnikov e alguns dos acompanhantes agredidos com as coronhas das metralhadoras. (D.N., 30/9/97)

O “crime” cometido foi o de fotografarem e filmarem mulheres, o que é proibido no Afeganistão que está sujeito ao domínio dos talibãs.

Segundo Emma Bonino, os talibãs impõem um “regime de terror” no país.

Os Estados Unidos têm uma particular responsabilidade na ajuda e no treino destes fanáticos religiosos. Não admira.

Como se sabe, a administração americana está contra todos os terroristas e exerce represálias contra eles, desde que eles não estejam ao serviço dos EUA, ao serviço dos seus interesses...

É como em relação aos direitos do homem. Os EUA também são incansáveis na defesa dos direitos do homem, com a excepção do seu próprio país e dos países “amigos”...


«O Militante» Nº 231 de Novembro/Dezembro de 1997