A JCP e as eleições autárquicas
Por Florêncio Cacête
Membro do Secretariado da Direcção Nacional da JCP
e do Comité Central do PCP
Como é afirmado na Resolução Política da Direcção Nacional,
a Juventude Comunista Portuguesa tem, para as próximas
eleições autárquicas, três objectivos principais:
o rejuvenescimento da CDU, o reforço da votação da juventude na CDU e o reforço da afirmação da JCP e do PCP. Desta forma, queremos com o nosso contributo reforçar as posições da CDU nas autarquias e conquistar o maior número possível de autarquias.
A JCP, sendo parte integrante da Juventude CDU e com um importante papel nesse amplo movimento de participação juvenil, tem vindo desde já há algum tempo a realizar iniciativas voltadas fundamentalmente para a discussão sobre a forma da nossa acção para o êxito da CDU nestas eleições. O Encontro Nacional de Quadros e Activistas da Juventude CDU, ocorrido no dia
25 de Maio, permitiu-nos analisar e avaliar o trabalho desenvolvido e em desenvolvimento nos diferentes distritos, no âmbito da Juventude CDU. Permitiu-nos conhecer experiências, opiniões, preocupações e reflexões para o trabalho eleitoral que se vai desenrolando um pouco por todo o país.
Alargar e reforçar a Juventude CDU
Havendo diferentes experiências, ritmos e métodos de trabalho, também por razões de ordem geográfica e da diversidade das realidades existentes, é necessário que a JCP desenvolva e intensifique a sua intervenção na dinamização da Juventude CDU e na afirmação deste movimento junto de outros jovens. Isto só será possível se, efectivamente, todos os quadros da JCP e do Partido estiverem ganhos para a tarefa e a encarem, não como mais uma, mas como tarefa prioritária. E é prioritária pelo papel fundamental que a Juventude CDU tem na transmissão da mensagem e das propostas da CDU nesta batalha eleitoral, sobretudo no tocante à juventude.
Não podemos ter a ideia, porque é falsa, de que um jovem que participa numa iniciativa promovida pela Juventude CDU irá depois participar numa iniciativa da CDU com o mesmo entusiasmo. Não porque tenha dúvidas, não porque a Juventude CDU seja uma estrutura paralela à CDU. Mas sim porque os jovens têm hábitos, interesses, sensibilidades, problemas, motivações e formas de participar e trabalhar diferenciadas da restante população. Numa iniciativa mais geral da CDU, com muitas mais áreas de intervenção, o tempo que caberá para discutir questões mais específicas relativas à juventude será necessariamente menor e o seu tratamento menos aprofundado.
Esta constatação, resultante da experiência de anos anteriores, leva-nos a compreender a importância que a Juventude CDU deverá ter na discussão e construção de propostas da CDU para os jovens, no estímulo e promoção da aproximação destes jovens ao imenso espaço colectivo que é a Coligação Democrática Unitária.
A edição de materiais próprios de campanha permitirá à Juventude CDU chegar a um vasto número de jovens, eleitores ou não, que, com a sua participação neste amplo movimento juvenil e democrático, contribuem para alargar o seu próprio espaço de discussão e intervenção e imprimir uma maior dinâmica e mais juvenil à campanha da CDU.
Criar e dinamizar coordenadoras da Juventude CDU
A JCP tem também dado, e continuará a dar, um valioso contributo ao propor jovens para as listas da CDU, permitindo o seu rejuvenescimento e enriquecimento. Com jovens que, sendo eleitos ou não, continuarão a trabalhar com a CDU pelo valor do seu projecto autárquico, por uma resposta efectiva às suas aspirações e sonhos, que são também da população em geral. Por um projecto autárquico de olhos voltados para o futuro, em que a qualidade de vida e bem-estar das populações sejam uma realidade.
É então necessário dinamizar e pôr a funcionar, onde ainda não são realidade, as coordenadoras da Juventude CDU que abranjam quadros e activistas da JCP e da Ecolojovem, assim como jovens democratas sem filiação partidária que connosco queiram trabalhar, construir e lutar pelo nosso modelo autárquico, que constituam efectivamente a Juventude CDU.
É necessário que estas coordenadoras e/ou núcleos da Juventude CDU existam e actuem nas escolas, freguesias e concelhos, o que só poderá ser concretizado com um forte empenhamento nesta batalha, decisiva para o rumo do nosso país. É necessário que todo este trabalho da Juventude CDU seja coordenado a todos os níveis, central, regional e local, com as estruturas do Partido e da CDU, para a conjugação de esforços, para a valorização das iniciativas e actividades.
Diferentes na forma e no conteúdo
A Juventude CDU assumiu, no Encontro Nacional de 25 de Maio, ser diferente.
Somos diferentes na forma e no conteúdo.
Diferentes na forma de pensar, porque acreditamos que a juventude quer o melhor para a sua freguesia, para o seu concelho, para o seu país. Diferentes na forma de intervir, porque actuamos na sociedade com o objectivo de a transformar.
Diferentes no conteúdo da acção, porque lutamos por aquilo em que acreditamos.
Diferentes no conteúdo das propostas, porque na CDU temos propostas para uma efectiva política autárquica para a juventude. Uma política discutida, definida e levada à prática sempre com a juventude. Diferentes no conteúdo em geral, porque a participação dos jovens na Juventude CDU é motivada pelo que somos, pelo que propomos, pelo que defendemos.
E é porque somos diferentes na forma e no conteúdo, que teremos uma intervenção diferente. Porque vamos desmascarar a demagogia e os abusos de poder do PS, que utiliza os governadores civis e todos os meios que lhe dá o ser governo para influenciar e conquistar apoios. Porque não esquecemos que aqueles que defendem as propinas dificultando a vida aos estudantes, aqueles que defendem os exames nacionais, aqueles que são favoráveis à lei da flexibilidade e polivalência, causando e agravando as condições de trabalho dos jovens trabalhadores e trabalhadores em geral, aqueles que defendem uma política que favorece o grande capital, muitos deles serão os candidatos do PS.
Vamos desmascarar com frontalidade, mas não vamos entrar no jogo demagógico das calúnias e das provocações que o PS e a JS tão bem jogam.
Porque somos diferentes, vamos afirmar a CDU pela obra que tem realizado. Porque nós não precisamos nem queremos mentir. Construímos!
Porque a CDU é obra e não só de cimento ou betão armado. A CDU é obra porque intervém sempre na defesa dos interesses das populações, na concretização das suas necessidades e aspirações.
Uma obra indiscutível e real que a juventude também valorizará. Uma obra para o presente e para o futuro!