Obra CDU em Provesende
é património da comunidade

Por António José Matos Fernandes
Presidente da Junta de Freguesia de Provezende
Sabrosa-Vila Real




Freguesia essencialmente agrícola, produtora de bom vinho e do muito melhor vinho generoso - o conhecido vinho do Porto -, a freguesia de Provezende é uma das 15 freguesias do concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real.

Antigo local de férias dos senhores feudais, a mais brasonada do distrito de Vila Real, nela existe ainda hoje a casa que D. José mandou fazer para residência do primeiro administrador da Real Companhia Velha.

Apesar dos seus poucos eleitores (382) é uma freguesia média (a maior tem 965 eleitores), habitada por gente bastante idosa, com 80% do eleitorado a votar PSD nas eleições legislativas.

E esta freguesia seria igual a tantas outras do distrito se não fosse o facto de, num universo de 266 freguesias, ser a única de maioria absoluta CDU.

A vitória que leva a mudanças

Com apenas 28 anos, em Dezembro de 1985 e ainda pela APU, encabecei uma lista de candidatos, a maioria dos quais jovens de 18 anos acabados de se recensear no mês de Maio, lista essa que ganhou a Junta de Freguesia. Uma lista de jovens com alguma dúvidas mas com muita esperança, afinal bem justificada pelo trabalho desenvolvido e que tem garantido à CDU a vitória nas sucessivas eleições realizadas.

Quando tomámos conta da Junta recebemos apenas o selo branco, um carimbo e um livro onde deviam constar as actas que efectivamente não existiam, uma meia rua calcetada.

De 1976 a 1985 só tinham sido feitas reuniões para vender as campas do cemitério.

Todo um trabalho já feito com a ajuda da AECOD

Para a obra que construímos muito contribuiu a AECOD (Associação dos Eleitos Comunistas e Outros Democratas), sem a qual muito pouco teríamos realizado, tanto mais que em muitos casos as contribuições da AECOD foram bem maiores que as da Câmara Municipal.

. Resolvemos o problema do abastecimento de água através de dois furos artesianos, água que a Câmara cobra com taxa de saneamento e do lixo.

. Localizámos a nossa própria lixeira, com promessa da Câmara resolver o assunto mas, para além de nunca ter resolvido, ainda lá vai depositar lixo de outras freguesias.

. Calcetámos as várias ruas e caminhos, devendo ficar neste mandato tudo resolvido, segundo promessa da Câmara neste ano de eleições.

. Resolvemos o problema das águas pluviais que, sem drenamento, alagava as parcelas agrícolas.

. Recuperámos o Pelourinho.

. Realizámos obras no cemitério, consideradas pela Câmara como uma grande realização.

. Colocámos o parque infantil oferecido pela AECOD.

. Formámos uma fanfarra, que entregámos aos Bombeiros da freguesia com os 1.500 contos de saldo positivo, o que lhes permitiu - com outras receitas da actividade da fanfarra - comprar uma nova ambulância em 1996.

. Efectuamos anualmente o Natal da Criança (a única prenda que recebem é a da Junta de Freguesia).

. Realizamos o Natal da Escola.

. Comemoramos anualmente o 25 de Abril.

. Realizámos o 1º Encontro de Cantadores de Janeiras, recuperando a tradição há muito tempo perdida.

. Subsidiamos a Cultura e o Desporto na nossa Freguesia.

O reconhecimento e a importância da AECOD são por nós assumidos, com a decisão de também na nossa freguesia os eleitos CDU serem parte integrante e contributiva para a AECOD, ressalvando assim um lapso que há muito deveria ter desaparecido, cumprindo, também nesta matéria, as normas esta-tutárias do Partido.

Apostados no futuro

Encaramos com confiança a vitória da CDU nas próximas eleições, vitória essa que permitirá levar a cabo os nossos projectos futuros:

. A candidatura de Provezende a aldeia de interesse histórico e turístico, já em fase adiantada.

. A construção do Polidesportivo.

. A construção de Jardim de Infância/Ludoteca.

. O estudo para a construção de um Lar para a Terceira Idade.

Património da comunidade, prestígio e reforço do Partido

A obra CDU, construindo o bem-estar e a qualidade de vida das populações, deve constituir-se em importante património da comunidade. Mas deve também, de forma aberta e transparente, prestigiar e reforçar o PCP, Partido constituinte da CDU, o qual, sempre ao lado de todos os trabalhadores e portador de um projecto de sociedade mais justa, mais fraterna e solidária, orienta a acção dos seus militantes e eleitos nas instituições, em defesa do bem comum sem qualquer ambição de poder ou benefício pessoal.

E foi este reconhecimento da necessidade de reforçar o Partido Comunista Português que levou à minha natural adesão ao PCP, seguida por um conjunto de outros independentes que em 1985 constituíram a lista da APU.

A obra realizada e o nosso empenho em reforçar o PCP e a CDU garantem a necessária confiança para concorrer às próximas eleições autárquicas e reforçar a maioria existente ao serviço da nossa freguesia e do concelho de Sabrosa.


«O Militante» Nº 230 de Setembro/Outubro de 1997