Em Portel
António Foito
Membro do Comité Central
e do Secretariado da Direcção da Organização Regional de
Évora
A organização foi mobilizada
As instalações anteriores em regime de arrendamento, localizadas num dos extremos da vila e em adiantado estado de degradação não eram motivadoras como Centro de Trabalho ou local de convívio e não dignificavam a imagem do Partido.
Em Março de 1996 a Comissão Concelhia decidiu comprar um edifício no centro da vila.
No almoço comemorativo do 75º Aniversário do Partido a decisão doi aplaudida e rendeu como início de campanha de fundos 300 contos.
Em Junho de 96 iniciaram-se as obras de adaptação e restauro do imóvel. Ao longo de seis meses realizaram-se jornadas de trabalho voluntário aos fins de semana e paralelamente desenvolveu-se uma campanha de fundos e de recolha de materiais de construção civil.
Passados oito meses os trabalhos de restauro que passaram pela substituição do telhado, pavimentos e rebocos das paredes interiores e pintura completa do edifício estavam concluídos e foram motivo de mobilização da organização do Partido.
Participaram nas jornadas de trabalho 35 camaradas e amigos somando 150 dias de trabalho voluntário. Conseguiram-se ofertas de materiais de diversos amigos. O valor das ofertas em dinheiro, mão de obra e materiais rendeu 3.000 contos.
A dinâmica criada em torno do novo Centro de Trabalho e a preparação do XV Congresso alargou o contacto com os membros do Partido, fortaleceu e animou a organização, que conseguiu a adesão de 50 novos membros para o Partido com a média de idade de 37, tendo 20 menos de 25 anos.
A JCP melhorou também a sua organização e no espaço de um ano recrutou no concelho 80 jovens.
Parece-nos interessante salientar que recentemente foram cooptados cinco jovens para a Comissão Concelhia e que o novo Centro de Trabalho é partilhado pela Comissão Concelhia e pela JCP.
Foi com este espírito que no passado dia 16 de Março foi inaugurado o novo Centro de Trabalho, seguido de almoço comemorativo do aniversário do Partido e da apresentação pública dos cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal. A inauguração contou com a participação do camarada Carlos Carvalhas, Secretário-Geral do Partido, que foi recebido com entusiasmo por mais de três centenas de pessoas no Largo da Agrícola e que se deslocaram a pé em cortejo para o Centro de Trabalho e posteriormente para a Artística Portelense onde se realizou o almoço comemorativo do aniversário do Partido.
Com instalações novas e a organização mobilizada estão criadas boas condições para prosseguir o trabalho de preparação das eleições autárquicas com vista à obtenção de um bom resultado.