Bruxelas, 1 de Março de 1999

Exmo. Senhor
Dr. Artur Santos Silva
Presidente do Conselho de Administração do PORTO 2001, SA
Edifício Península
Praça do Bom Sucesso, 105/159 - 51-Sala 505
4150 Porto

Exmo. Senhor

Como bem compreenderá só uma extrema urgência justifica dirigir-me por este meio ao Conselho de Administração PORTO 2001.

Tomei ontem contacto com o projecto de candidatura que a Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens apresentou para que uma das sessões deste "Parlamento" no ano de 2001 (ou a da Primavera ou a de Outono) possa vir a realizar-se na cidade do Porto.

Uma decisão final sobre a localização da sede nacional de uma daquelas sessões vai ser tomada em Berlim, no próximo dia 6 deste mês. Daí a óbvia urgência deste contacto com o Presidente do PORTO 2001.

Sei igualmente que há outras cidades candidatas, entre as quais Roterdão e Marselha. Penso, todavia, que existe uma evidente justificação para que as cidades do Porto e de Roterdão possam vir a ser as sedes do Parlamento Europeu dos Jovens no ano de 2001.

Julgo que terá igual entendimento, já que seria lógico integrar a realização deste Forum Jovem, com objectivos educacionais, pedagógicas e culturais relevantes na busca de uma consciência europeia diversificada, no vasto programa de iniciativas que serão levadas a efeito sob a égide do Porto Capital Europeia da Cultura 2001.

Recordo a propósito que o Parlamento Europeu se Jovens se reuniu já uma vez em Portugal, em Lisboa, na Assembleia da República, no ano de 1990.

A Associação Portuguesa do Parlamento Europeu de Jovens é uma instituição que vai nos próximos dias estabelecer personalidade jurídica e que, por feliz coincidência, vai localizar a sua sede nacional na cidade do Porto.

Em anexo a esta carta envio-lhe os contactos da Presidente desta Associação, com quem poderá, caso entenda, estabelecer contactos complementares, bem como os contactos da Presidente e Fundadora da Associação Internacional do Parlamento Europeu de Jovens, Senhora Bettina Carr-Allinson.

Fico certo de que aceitará a sugestão para apoiar institucionalmente a candidatura portuguesa a sede de uma das sessões do ano 2001 do Parlamento Europeu de Jovens e para que, parece-me coerente, tal realização venha a integrar o Programa de PORTO Capital Europeia de Cultura 2001.

A extrema proximidade de uma decisão final exigiria, caso entenda conveniente associar uma das sessões do Parlamento Europeu Jovens ao PORTO 2001, um contacto oficial com a supracitada Presidente da Associação Internacional do PEJ.

Fico certo de que aceitará estas sugestões e lhes dará seguimento.

Com os melhores cumprimentos