Por iniciativa de deputado do PCP

UNITA impedida de participar na Assembleia UE/ACP

Bruxelas, 19 de Janeiro de 1999

A presidência da Assembleia Paritária ACP/UE rejeitou hoje, por iniciativa do deputado do PCP, Joaquim Miranda, uma proposta pela qual se pretendia convidar a UNITA a participar e intervir na discussão sobre a situação em Angola agendada para a próxima reunião plenária da Assembleia, que se realiza em Estrasburgo, entre os dias 29 de Março e 1 de Abril.

A proposta de inclusão da organização de Jonas Savimbi partiu do deputado Andrews, do grupo União Para a Europa (do qual fazem parte os deputados do CDS/PP), a qual foi, recorde-se, a única família política a votar contra a resolução adoptada pelo PE na sua última sessão plenária.

O deputado do PCP - único membro português da presidência da Assembleia -, recordou as responsabilidades da UNITA no reacender das hostilidades em Angola e invocou as resoluções das Nações Unidas que estabelecem o isolamento político daquela organização e preconizam sanções contra a mesma. Neste contexto, Joaquim Miranda sublinhou que "um tal convite, a concretizar-se, constituiria um erro político e uma flagrante violação das resoluções da comunidade internacional e do próprio Parlamento Europeu".

Esta posição foi apoiada por diversos deputados do PE e pelos representantes africanos da presidência da Assembleia.