PROGRAMA DO PCP
Portugal - Uma Democracia Avançada no Limiar do Século XXI


 

I - A Revolução de Abril
realização histórica do povo português

 

A revolução de Abril constitui um dos mais importantes acontecimentos nos oito séculos da história de Portugal.

A revolução de Abril constitui uma realização da vontade do povo, uma afirmação de liberdade, de emancipação social e de independência nacional.

A revolução de Abril, culminando uma longa e heróica luta da classe operária, dos trabalhadores, das massas populares e das forças democráticas, pôs fim a 48 anos de ditadura fascista, pôs fim à guerra colonial reconhecendo aos povos em luta, há séculos submetidos ao colonialismo português, o direito à completa e imediata independência, alterou profundamente o enquadramento de Portugal na cena internacional e realizou profundas transformações políticas, económicas, sociais e culturais que constituem componentes de um sistema e de um regime que abriram na vida do País a perspectiva de um novo período da história marcado pela liberdade e pelo progresso social.

Revoluções tão profundas não se resumem a um acto revolucionário nem se consumam num curto período. Constituem um processo mais ou menos demorado e acidentado, que pode conhecer regressões e exige desenvolvimentos inovadores.

A revolução de Abril foi uma revolução inacabada. Apesar das suas aquisições históricas, muitas das suas principais conquistas foram destruídas. Outras, embora enfraquecidas e ameaçadas, continuam presentes na vida nacional. Todas são referências e valores essenciais no presente e no futuro democrático e independente de Portugal.