Intervenção de Margarida Botelho, Membro da Comissão Política do Comité Central, XXI Congresso do PCP

O Poder Local Democrático, situação, perigos e a luta para a sua defesa

Ver vídeo

''

Foi o papel que o Poder Local teve logo após a Revolução, com a concretização de profundas transformações sociais, nos territórios e na democratização da vida local que levou a que a Lei o reconhecesse como emanação da vontade popular. Não há nas outras administrações locais na europa poder local com as características do português, porque o nosso decorre de um processo revolucionário, tem profundas raízes democráticas, baseia-se na participação popular e na proximidade.

As Câmaras e as Juntas, particularmente as geridas pela CDU, tiveram e têm um papel determinante nas comunidades. Além de assegurarem serviços públicos essenciais (como a água ou a higiene urbana), ou de assumirem papel destacado na promoção da cultura e do desporto, seja nas infra-estruturas como na programação, as autarquias são espaço de participação popular que devemos ocupar e defender. O papel que as autarquias tiveram na luta pela recuperação das 35 horas de trabalho na administração pública é exemplar das potencialidades que existem.

Lembrar esta história e este processo ajuda a compreender a importância de defender e as tentativas – algumas já concretizadas – de limitação e amputação das características essenciais do poder local, que se integram numa ofensiva mais vasta contra o regime democrático.

As Teses identificam evoluções de sentido contraditório nestes quatro anos. Por um lado, foi possível recuperar parcelas de autonomia administrativa e financeira (como os limites à contratação, por exemplo), que tinham sido vítimas da acção dos governos PSD / CDS.

Por outro lado, o Governo PS manteve as linhas da política de direita, de subversão do poder local democrático:

- Continuou a insistir no centralismo, recusando-se a repor as freguesias liquidadas e a criar as regiões administrativas, apresentando em contraponto a chamada “democratização das CCDR”, e continuou a reforçar o papel das Comunidades Intermunicipais;

- persistiu num “modelo de subfinanciamento do poder local, com a aprovação de um novo regime de finanças locais que institucionaliza o incumprimento de leis anteriores e fixa uma participação das autarquias nos recursos do Estado”

- avançou para o chamado processo de transferência de competências, resultante de um acordo formal entre PS e PSD, à semelhança do que já tinha feito para a lei das finanças locais.

A chamada transferência de competências representa uma desresponsabilização do Estado nas suas funções sociais, passando para as autarquias responsabilidades e encargos financeiros que não são seus e que comprometem a sua sustentabilidade financeira. A transferência de competências põe em causa o pleno acesso de todos em condições de igualdade a serviços e funções sociais do Estado, da cultura à educação, do património à saúde. A concretizar-se plenamente, seria um rude golpe na igualdade de acesso aos serviços públicos. Hoje é mais fácil imaginar, por exemplo, em que situação estaríamos se em vez de um Serviço Nacional de Saúde tivéssemos 300 sistemazinhos concelhios a responder de forma fragmentada à epidemia.

O PCP e os seus eleitos não estiveram sozinhos nesta tomada de posição. A maioria dos municípios recusou a transferência de competências em diversos sectores, sobretudo na educação e na saúde.

Camaradas,
Afirmar e defender o poder local são componentes da luta mais geral em defesa do regime democrático de Abril. Para ter mais força nessa luta é fundamental ter mais eleitos da CDU nos órgãos autárquicos e na Assembleia da República. Ter uma intervenção confiante, de trabalho amplo com eleitos de outras forças políticas, argumentando e ganhando-os para as nossas posições. Esclarecer e mobilizar os trabalhadores das autarquias, as populações e as suas estruturas para a defesa do poder local democrático, conquista de Abril.

O nosso projecto autárquico é uma tarefa de todo o Partido, não apenas dos eleitos. Movimento associativo, trabalhadores, intervenção local do Partido – é neste trabalho integrado que a CDU faz a diferença, garantindo a participação e o controlo popular de bens e serviços essenciais.

Defender o poder local democrático é defender a democracia, é criar melhores condições para intervir e lutar pelos direitos dos trabalhadores e das populações, é defender o serviço público municipal.

Viva XXI Congresso!
Viva a JCP!
Viva o PCP

  • Intervenções
  • XXI Congresso
  • Central
  • XXI Congresso do PCP