Declaração de Bruno Dias, Deputado do PCP na Assembleia da República e membro do Comité Central do PCP

PCP apresenta propostas concretas de apoio às micro pequenas e médias empresas

''

Esta quinta-feira debatemos na Assembleia da República, proposta concretas que o PCP apresentou e agendou em defesa das micro pequenas e médias empresas.
É uma evidência que os apoios anunciados têm estado a passar ao lado da generalidade deste tecido económico. Por isso é urgente garantir que aqueles que têm sido excluídos dos apoios, têm de facto uma resposta rápida e eficaz aos problemas que atravessam. O PCP propõe o apoio ao rendimento dos micros empresários e empresários em nome individual e a garantia do acesso aos vários apoios públicos que foram criados na resposta à pandemia. Combatendo burocracias, restrições e bloqueios inaceitáveis e assegurando a presença no terreno de uma rede de contacto e apoio aos empresários para esse efeito. Propomos medidas fiscais de apoio às MPME e cooperativas suspendendo o pagamento por conta do IRC e antecipando o pagamento pelo Estado aos contribuintes de reembolsos de vários impostos. Propomos que seja possível suspender contratos de energia e telecomunicações para quem teve de fechar a porta nesta crise epidémica. E propomos medidas de apoio e retoma da actividade dos feirantes e de empresários de diversões itinerantes. São propostas construtivas que apresentamos ouvindo os PME e as suas estruturas, que são um contributo para uma resposta concreta e imediata aos problemas que se colocam. Mas são também mais uma demonstração que vem confirmar que é possível tomar outras opções que sirvam mesmo as empresas e não os do costume. A nossa luta vai continuar por uma outra política pela soberania e o desenvolvimento, podem contar com o PCP.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Central